Importância da Higiene em Animais Domésticos - Parte 1 "Orelhas"
Olá pessoal, esta semana daremos inicio a um tema muito importante quando se decidi ter um animal de estimação. Que cuidados devo ter em relação a higiene desse bichinho, seja ele um cão ou um gato.
Esse tópico vai render várias matérias porque, quando falamos em limpeza, existem vários aspectos envolvidos como: ambiente (dentro ou fora de casa), os recipientes de ração, os cobertores, caminhas ou roupas que esses bichinhos possam usar, enfim, todas as coisas que envolvem o habitat dele ou, em outras palavras, o local aonde diariamente vive.
Contudo, gostaria de chamar atenção a um segundo aspecto, o da higiene e limpeza do seu bichinho propriamente dito. (em matérias futuras abordaremos aspectos da limpeza e higiene do local aonde ele vive)
Desta forma, podemos dizer que as duas coisas estão diretamente relacionadas: um animal de estimação "deve estar em um ambiente limpo" e "ele deve estar limpo".
Considere a Orelha do seu amiguinho, esse será o primeiro aspecto que iremos falar em termos de higiene e limpeza, até porque, isso pode influenciar diretamente na saúde dele.
Todos nós sabemos que uma orelha suja nos irrita muito, não é verdade? Isso se dá porque uma orelha suja ou, com excesso de cerume, causa coceira e desconforto.
Saiba que em nossos amiguinhos isso não é diferente! O mesmo incomodo que você sente ao estar com alguma sujeira ou cerume em seus ouvidos, ele sente também.
É verdade que os amimias tem lá o seu jeito de muitas vezes se manterem limpos, mas, quando a quantidade de sujeira e resíduos fica muito grande, eles irão precisar de sua ajuda.
Isso se faz necessário porque o acumulo de sujeira e cerume podem causar a Otite. Otite é uma condição inflamatória do tecido da orelha e a sua incidência é de até 20% em cães e de 2% em gatos. Cães e gatos de qualquer idade ou raça podem ser acometidos pela doença.
Os principais sintomas da Otite são o prurido, vermelhidão, inchaço, dor, exsudato, odor e normalmente, em função dos sintomas, o animal balança muito a cabeça e coça o ouvido. Em alguns casos, devido ao ato de coçar, ocorrem hematomas, dermatites e abrasões. Lembrando que a Otite não é causada apenas pela falta de higiene e limpeza, existe outras formas de se contrair.
Você não vai querer que seu amiguinho fique doente por falta de cuidado e higiene? Não vai querer que a orelha dele fique tão cheia de sujeira e cerume (vejam a fotos abaixo) a ponto dele ficar doente?
Certo, isso parece um pouco trabalhoso e até certo ponto sujo, mas, é pra isso que existem os profissionais que cuidam da higiene e limpeza dos animais diariamente ou, os chamados "Banho e Tosa".
Surge uma questão: - Será que qualquer profissional que eu escolher esta bom, isso não faz diferença? Não, definitivamente não! Você precisa se certificar de que esse profissional fará isso da maneira correta. Limpar e higienizar as orelhas de seu animal precisa de um certo cuidado e tempo de experiencia.
Esse profissional deve ter as ferramentas e os produtos necessários para efetuar essa tarefa, visto que qualquer trauma no ouvido pode predispor a infecções bacterianas e por fungos. Além do mais, ao molhar seu amiguinho durante o banho, se esse profissional não proteger a parte interna da orelha que leva ao canal auditivo de modo que entre água e isso não seja observado, isso pode também causar uma infecção.
Outra medida importante é sempre enxugar bem as orelhas do cão quando forem molhadas, já que o acúmulo de água na região forma um ambiente extremamente propício para o surgimento do problemas.
Resumindo nesse caso, manter a higiene da orelha do seu Pet é a melhor maneira de prevenir o surgimento da Otite, e limpar os ouvidos do cachorro ou gato semanalmente é de grande ajuda. Caso haja pelos em excesso na região da orelha, levar o seu cão para uma tosa higiênica é uma ótima ideia; retirando a pelagem que ajuda a reter ainda mais sujeiras e umidade na região.
Esse foi apenas um aspecto da limpeza e higiene de seu amiguinho, nos próximos posts daremos novas dicas a esse respeito e sobre muitos outros pontos.
Um abraço, até a próxima semana...