top of page

    Verminoses dos felinos - conheça as principais.

    • Foto do escritor: Maila Bernardi
      Maila Bernardi
    • 21 de abr. de 2017
    • 3 min de leitura

    Oi, estamos novamente aqui no blog para abordar mais uma doença que pode afetar nossos amiguinhos felinos, são as Verminoses; vamos conhecer alguns tipos, os principais e saber como identificar e o que fazer caso seu gatinho venha a sofrer com uma delas.


    O que são verminoses? Verminoses são doenças causadas por vermes que se alojam principalmente nos intestinos, mas que também podem afetar outros órgãos como esôfago, estômago, coração, pulmões, rins e fígado.

    Os danos decorrentes da infestação dependem de diversos fatores, como a carga parasitária, a idade do animal, as condições imunológicas, o ambiente em que vive, as condições de higiene e manejo e o curso concomitante com outras doenças.

    Carnes cruas, pulgas e roedores são alguns dos principais agentes transmissores das doenças desse tipo, e devem ser evitados na vida do felino para que ele corra riscos menores de contaminação. Podem ainda ser transmitidas também por meio da amamentação de uma gata contaminada para a sua cria.


    Quais os sintomas da Verminose?


    As infecções podem apresentar sintomas leves como:


    Dificuldades para alimentação

    Perda de peso

    Tristeza

    Aumento de volume abdominal

    Pelos opacos

    Fezes moles

    Coceira anal


    Os sintomas mais graves que demonstram o comprometimento mais sério de um ou mais sistemas orgânicos como:


    Anorexia completa

    Diarreias severas com sangue e/ou muco

    Vômitos

    Desidratação

    Anemia

    Ascite (barriga d’água)

    Obstrução de órgãos ocos (estômago, intestino, esôfago e coração), artérias e veias

    Intoxicações proporcionadas por toxinas produzidas pelos parasitas ou pela sua ação direta sobre tecidos e mucosas


    Muitas doenças sistêmicas ou dermatológicas têm insucesso no tratamento devido ao animal estar parasitado. Ainda, são problema de saúde pública, pois podem contaminar o homem (especialmente crianças), ou seja, são zoonoses. Aqui serão citados os mais comuns:


    Toxócara sp. e o Toxáscaris leonina são áscaris encontrados principalmente nos filhotes. São vermes brancos e longos, que podem ser vistos nas fezes e em vômitos. No homem, a infecção é associada a lesões no fígado, rins, pulmões, cérebro e olhos.


    O Ancylostoma tubaeforme pode ser adquirido pela ingestão de água ou alimentos contaminados e pela penetração das larvas através da pele. Os vermes adultos alimentam-se da mucosa intestinal, resultando em hemorragias. Os animais perdem sangue continuamente.


    O Dipylidium caninum é um cestoide adquirido através da ingestão de pulgas contaminadas. São parecidos com “grãos de arroz”, visualizados nas fezes ou ao redor da região anal do gato. O controle efetivo de pulgas previne a infestação.


    Como tratar as Verminoses?


    A primeira coisa a se fazer é um diagnóstico da espécies de verme que está atingindo seu felino, isso é feito através do exame de fezes ou visualização e reconhecimento dos mesmos. O vermifugamento não precisa ser feito somente quando o animal estiver infectado, pode-se instituir uma rotina preventiva, fazendo tratamento 2 vezes ao ano, em todos animais e pessoas da casa.

    O ideal é realizar um exame parasitológico de fezes 2 vezes ao ano, e fazer o tratamento caso necessário, evitando, assim, uso desnecessário de medicamentos.

    O médico veterinário pode orientá-lo em relação aos medicamentos a serem utilizados para os gatos, dose e frequência.

    Quando afligido por vermes o seu gatinho pode desenvolver outras doenças e o tratamento para as doenças desencadeadas por tais agentes inclui, também, a administração de medicamentos antibióticos para o seu amiguinho.


    Como prevenir as Verminoses?


    O vermifugamento e as higienizações constantes estão entre as maneiras mais eficientes de prevenção das verminoses e parasitoses.

    Lembrando que além dos vermes citados, é comum as infecções por protozoários, também transmissíveis ao homem (e vice-versa) que não são tratados com os vermífugos comuns, e sim com antibióticos específicos. O tratamento deve ser prescrito por médico veterinário. Esses protozoários são a Giárdia e o cisto Isóspora.

    A Giardia sp pode causar diarreia em filhotes ou fezes de coloração esverdeada ou com sangue em gatos adultos. O Isóspora sp pode causar diarreia líquida e com sangue em animais jovens.

    Associado a outras doenças como as viroses, os protozoários podem agravar o quadro clínico do animal.


    Nunca se esqueça que as Verminoses são um perigo para você, seu gatinho e também para seu cãozinho, por isso, olho vivo. Proteja a você e seus bichinhos!



    Proteja seus amiguinhos contra as Verminoses! (imagem ilustrativa da internet)


    Por hoje é só, até a semana que vem, tchau...



    Comments


    Posts Em Destaque
    Posts Recentes
    Arquivo
    Procurar por tags
    Siga
    • Facebook Basic Square
    • Twitter Basic Square
    • Google+ Basic Square

    My Angel ​© 2021.

    • Facebook Social Icon
    • Instagram
    • Google My Business

    Endereço: Rua M-3, nº 1.032 - Vila Martins

    CEP 13505-060 - Rio Claro /SP

    e-mail - mgcbernardi@gmail.com

    Tel. fixo - (19) 3523-4008

    Maila - (19) 98251-0472

    Angela - (19) 98377-1749

    bottom of page