Não deixe a Adenovirose incomodar seu amiguinho.
Oi caros leitores, vamos saber um pouco sobre a Adenovirose? Essa é outra doença que pode afligir seu amiguinho também. Ela é tão perigosa quanto as demais que estamos classificando aqui no blog nas últimas semanas.
O que é Adenovirose e quais os sintomas? É uma doença provocada pelo adenovírus; a Adenovirose é responsável por diversos problemas na vida do seu bichinho. Além de ser uma das principais causas de problemas respiratórios, essa doença pode provocar outras complicações graves como, por exemplo, a hepatite infecciosa canina e a tosse dos canis (conhecida como gripe dos cães).
A Adenovirose é classificada em dois tipos de vírus:
Adenovírus tipo I – Este subtipo de vírus é considerado o principal causador da hepatite canina, aflige principalmente os cães jovens e que, infelizmente, não foram vacinados. Os principais sintomas do subtipo I da Adenovirose são:
vômitos
diarreia
falta de apetite
cansaço
dores abdominais
presença de sangue nas fezes
febre
Evidentemente podem aparecer alguns outros sintomas que variam de cão para cão. A doença é complicada e facilmente transmitida e, em casos mais graves, pode afetar o sistema neurológico dos cães. Quando isto ocorre, provoca sintomas como depressão, convulsão e coma, sendo muitas vezes fatal.
Adenovírus tipo II – É um dos vírus que provoca a tosse dos canis, esse tipo da doença é também conhecida como gripe canina. No subtipo II da Adenovirose os sintomas apresentados são:
problemas respiratórios graves
crise de tosse seca e constante
espirros
febre
anorexia
secreções nasais
apatia
Se faz necessário um tratamento urgente porque se a doença não for tratada a tempo, pode virar uma pneumonia, podendo causar a morte de seu amiguinho.
O que causa a Adenovirose?
São diversos os fatores que contribuem para o aparecimento da Adenovirose canina, os principais são:
convivência com outros animais
falta de higiene no ambiente
baixa imunidade do cão
Esse vírus é facilmente transmitido, podendo atingir um cão que entre em contato com ambientes e objetos contaminados. Vamos citar alguns lugares e situações de risco,
pet shops
parques
hotéis para cães
clínicas veterinária
objetos que possam ter sido usados por um animal contaminado
tigelas de comida e água
brinquedos
Como tratar a Adenovirose?
Após o diagnósticos através de exames laboratoriais e de anamnese (entrevista que busca relembrar todos os fatos que se relacionam com a doença e o cão doente), o tratamento será feito através de terapia medicamentosa escolhida pelo médico veterinário de sua confiança. Como em todos os casos de doenças serias não se deve, de maneira alguma, medicar o animal sem o acompanhamento de um profissional habilitado, pois o quadro do animal pode ter ruma piora significante, levando o mesmo a óbito.
Como posso prevenir a Adenovirose?
A prevenção dessa doença consiste na vacinação anual do seu amiguinho. Jamais deixe de vacinar seu animal. É importante que o animal seja levado a um médico veterinário para a avaliação, e em seguida, à vacinação.
Outro ponto importante para a prevenção da Adenovirose, é não permitir que o animal sadio entre em contato com animal que não se sabe a procedência. O manejo adequado do seu animal pode evitar, de modo significante, o aparecimento do vírus.
Uma rotina de higiene em relação ao locais aonde seu bichinho costuma ficar também é uma excelente sugestão. Na verdade todos os pertences de seu amiguinhos devem ser regularmente limpos e higienizados.
Mais uma vez espero que esse post ajude você e seu amiguinho!
Um abraço, até breve...