Saiba evitar os problemas da Parainfluenza canina.
Olá, vamos hoje no post do blog entender o que é a Parainfluenza canina, sempre abordando o assunto de uma maneira simples para que você possa entender.
O que é a Parainfluenza canina? Podemos dizer que é o vírus que causa a tosse canina. Costuma ser mais forte quando atinge filhotes. É uma doença que ataca o sistema respiratório superior. Pode tornar-se severa se ocorrer infecção simultânea com outros patógenos respiratórios.
É também conhecida como “Tosse dos Canis” (por ocorrer mais frequentemente em locais onde há grande concentração de animais, como canis) recebe o nome de Parainfluenza por ser transmitida pelo vírus Parainfluenza canino a animais de qualquer idade.
A contaminação ocorre pelo contato direto com animais infectados; a incubação do vírus que causa a Parainfluenza canina é de 5 a 7 dias. Os sintomas da doença permanecerão por 3 a 4 semanas aproximadamente.
Quais os sintomas da Parainfluenza canina?
Entre os principais sintomas podemos citar os seguintes:
tosse seca sem catarro
febre
falta de apetite
secreções no nariz e nos olhos
rinite
apatia
Há várias complicações graves causadas pela Parainfluenza canina, entre outras, podemos citar a Pneumonia, que pode ser fatal em casos de filhotes.
O diagnóstico é feito através de anamnese (entrevista realizada pelo profissional de saúde ao seu doente, que tem a intenção de ser um ponto inicial no diagnóstico de uma doença ou patologia) e exame clínico, podendo também ser sugerido exames laboratoriais.
Como tratar a Parainfluenza canina?
O tratamento é feito à base de antibióticos, apesar da concentração destes ser muito pequena na traqueia quando administrados por via oral. Antitussígenos (fármacos utilizados no tratamento sintomático da tosse), fluidificantes (diminuem a viscosidade do catarro), broncodilatadores (substâncias farmacologicamente ativas que promovem a dilatação dos brônquios), fluido terapia para reidratação.
Uma alimentação mais balanceada, proteção do animal contra o frio e a umidade devem fazer parte do manejo do animal portador da enfermidade.
Como posso prevenir a Parainfluenza canina?
Um programa de vacinação anual é recomendado nesse caso como prevenção. Qualquer cão que está mostrando sinais de uma infecção respiratória deve ser isolado de outros cães por pelo menos 2 semanas. Qualquer roupa, equipamentos ou superfícies que possam estar contaminadas com secreções respiratórias devem ser limpos e desinfetados.
O vírus é morto por desinfetantes normais. As pessoas devem lavar as mãos antes e depois de ter contato com um cão mostrando sinais de uma doença respiratória. Para prevenir a gripe e outras infecções não permita que seu cachorro compartilhe brinquedos ou pratos com outros cães em grupos comuns.
Contudo, é recomendada a vacinação contra a Bordetelose (vacina contra a Gripe dos Cães) para que o animal além do inverno, possa passar o ano todo protegido contra a doença.
É sempre muito importante salientar que não há nenhuma evidência de que o vírus da gripe canina pode ser transmitida a partir de cachorros para pessoas. Não há nenhum caso relatado de infecção humana pelo vírus da gripe canina. Enquanto o vírus infecta cães e espalha entre os cães, não há evidências de que este vírus infecta os seres humanos. Também não há evidência de que a gripe em cavalos pode ser transmitida para as pessoas.
Espero que esse post também possa ter sido de ajuda a todos os nossos leitores que possuem um cãozinho de estimação.
Um abraço e até a próxima semana...