top of page

Importância da Higiene em Animais Domésticos - Parte 2 "Pelos" (continuação...)

Olá a todos. Vamos continuar conhecendo mais um pouco sobre os pelos de nossos amiguinhos? Hoje vamos analisar algumas características e dicas de cuidados, higiene e limpeza dos seguintes tipos de pelos:


Cães de pelo longo ou encaracolado (Poodle, Yorkshire Terrier, Shih-Tzu, Maltes...). Não possuem uma queda acentuada dos pelos na época da troca, porem, pelas características da pelagem exigem cuidados constantes, regulares. Os pelos podem ser mantidos longos se o dono desejar apenas precisando ser igualados nas pontas e limpos para se manter o padrão da raça, mas, tem se observado que a maioria dos donos dessas raças preferem a tosa rente a pele, ou tosquia. Quando mantido longo é um tipo de pelagem que tende a formar muitos nós se não for escovado com regularidade no minimo de três a quatro vezes por semana, isso se faz necessário porque se não houver circulação de ar entre os pelos podem ocorrer o aparecimento de inflamações e feridas na pele porque ela não consegue respirar.

Nas raças que possuem essa pelagem existe um outro problema que precisa ser observado com atenção. Quando são mantidos com os pelos longos podem ocorrer problemas nos olhos e nas orelhas como por exemplo inflamações. Nos olhos começam a aparecer remela, já nas orelhas o excesso de pelo pode formar um "tampão" nas orelhas do seu amiguinho, dificultando a audição dele e facilitando o surgimento de Otite (já publicamos um post sobre isso). Recomendamos que os pelos da orelhas sejam retirados mensalmente para que não ocorra esse tipo de problema. Para se manter a higiene nas patas aconselhamos que sejam cortados os pelos regularmente visto que crescem muito rápido.

Caso o dono opte por uma tosa rente a pele isso deve ser feito a cada três meses aproximadamente. Os demais cuidados com o cão, tais como banho seguido de um penteado com escova e uma boa secagem, corte das unhas, corte dos pelos do focinho e patas devem ser efetuados mensalmente. Lembrando que os cuidados com focinho, olhos, orelha e unhas devem ser feitos independente de pelagem mantida longa ou curta, portanto, mensalmente.

Essas raças, devido a característica dos pelos, permite diferentes tipos de cortes e penteados dos pelos podendo variar o volume e os formatos de acordo com algum gosto pessoal do dono, isso é muito legal! Contudo, nunca se esqueça, isso depende de banhos e tosas regulares de seu animalzinho, pois, isso ajuda também na saúde, higiene e beleza dele.

Sempre é bom lembrar que alguns tipos de tosas exigem cuidados constantes e produtos especiais para tratamento do pelo de seu amiguinho.


Segue abaixo algumas imagens dessas raças:


Poodle (imagem ilustrativa da internet)
Poodle tipo de tosa (imagem ilustrativa da internet)

 
Yorkshire (imagem ilustrativa da internet)
Yorkshire tipo de tosa (imagem ilustrativa da internet)

 
Shih-Tzu tipo de tosa (imagem ilustrativa da interner)
Shih-Tzu (imagem ilustrativa da internet)

 

Maltês (imagem ilustrativa da internert)

Maltês tipo de tosa (imagem ilustrativa da internet)

Cães de pelo duro (Schnauzer, West Highland Terrier, Scottish Terrier...). Os cães de pelo duro são conhecidos popularmente muitas vezes como "pelo arame", devido ao fato deles serem pelos ásperos, irregulares. O pelo cresce alto e grosso, por isso, não tem como característica cair como uma saia solta como em outras raças, mas, quando mantidos mais longos eles dão a impressão de serem uma saia. O pelo que fica abaixo é semelhante a uma lã e precisa ser retirado através de um processo conhecido como "stripping". Essa técnica consiste em se retirar esse pelo manualmente, visto que ele já esta morto, seria como uma tosa manual. Isso é necessário porque a raiz dos pelos é maior que orifício dos poros onde nascem os pelos, por isso, quando morto esses pelos não caem.

Para essa retirada é usada uma faca ou cardadeira especial de acordo com o tamanho do cão e o local que será retirado o pelo, essa retirada é importante porque da lugar ao pelo novo. Quando não é retirado o pelo velho pode causar infecções cutâneas no cão porque impede o nascimento da pelagem nova.

Devido ao fato de alguns donos acharem que essa técnica causa dor ao cachorro, visto que o pelo morto é arrancado, é bom que se saiba que isso não é verdade, porque esse pelo já está morto; a sensação que é causada no cachorro, na verdade é um incomodo causado pela retirada do pelo que ainda esta em sua pele. Também é bom que se diga que o profissional que usa essa técnica necessita de experiencia e paciência pois, como dito, o cão pode ficar inquieto durante o processo.

A grande maioria dos donos opta pela tosa na maquina do cão com essa característica de pelo, contudo, é bom saber que esse tipo de tosa pode fazer com que se mude a característica de dureza e tonalidade do pelos.


Abaixo um Schnauzer cão com esse tipo de pelo:




Schnauzer (imagem ilustrativa da internet)


Schnauzer tipo de tosa (imagem ilustrativa da internet)


Cães com pelagem característica (Old English Sheepdog). Têm sub-pelo denso e macio. O pelo é armado, felpudo, sem nenhuma ondulação e de textura áspera. A pelagem deve dar a impressão de que o cão é roliço.



Old English Sheepdog (imagem ilustrativa da internet)

Old English Sheepdog banhado e escovado (imagem ilustrativa da internet)

Outros cães com pelagem característica (Puli e Komondor). Estas duas raças têm uma pelagem muito peculiar. O cão dá a impressão de ter cordas penduradas ao longo de seu corpo parecendo muto os dreads usados em cabelo. O pelo é longo e encaracolado como o de uma ovelha, o sub-pelo é denso e macio.

Tanto essa raça como o Old English Sheepdog não são muito comuns de serem vistas, mas, muitos optam por essas raças de cães, que são, assim como todos os outras, maravilhosas.


Puli (imagem ilustrativa da internet)

Puli correndo (imagem ilustrativa da internet)

 

Komondor (imagem ilustrativa da internet)

Komondor black (imagem ilustrativa da internet)

Bom por essa semana é só! Espero que tenham gostado de conhecer os tipos de pelos que nossos amiguinhos cães podem ter.

A conclusão disso tudo caro leitor do blog que tem um amiguinho cão seja qual for a raça:


"Cuide sempre muito bem da higiene e limpeza dos pelos do seu cão, isso vai fazer dele um cão feliz e irá evitar uma serie de problemas de saúde".


Ah, para os leitores do blog que possuem gatos, não se preocupe, nas próximas semanas vamos postar matérias a respeito deles com dicas de higiene e limpeza, afinal, amamos todos os animais!


Semana que vem tem mais, tchau...

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page