top of page

Dicas para Escovar o seu Gato!

Olá, espero que todos tenham tido uma boa semana! No ultimo artigo deixei em aberto que daria algumas dicas de como escovar o seu gato. Então, vamos lá. O primeiro passo é identificar que tipo de pelo tem seu gato (se houver duvidas consulte seu verrinário ou um profissional de banho e tosa), ele poder ter pelo curto, médio ou longo.


Escovar um gato é uma tarefa relativamente fácil, mas, exige certos cuidados. Você precisa fazer a escovação no sentido correto, que é o sentido em que os pelos crescem; tome sempre cuidado com as famosas "bolas de pelos" que se formam se a escovação não for regular (isso pode se intensificar se ele estiver trocando pelos); se ao encontrar essas bolas você puxar com muita força poderá machucar o seu gato. Não é recomendado cortar esses nós imediatamente ao se deparar com eles, o recomendado é ter paciência e tentar desfazer esses pontos com nó na escovação. Se essas bolas permanecerem por muito tempo elas podem formar placas sólidas de pelos enrolados que necessitará de outros cuidados, como a ajuda de um veterinário. Lembre sempre que o gato por natureza se lambe muito, por isso, outro problema que pode ocorrer é ele engolir esses pelos mortos não retirados de modo que eles podem parar no estomago ou a caminho dele causando em muitos casos problemas sérios.

Claro, você não vai querer deixar seu amiguinho desse jeito e correndo risco de que algo mais sério aconteça!!! Portanto, escovar seu gato é importantíssimo.

Uma outra coisa importante é que durante a escovação é uma boa hora para verificar mais detalhadamente se seu gato está com algum tipo de parasita (pulgas e carrapatos) ou mesmo se ele está com feridas na pele, pois no caso dos gatos de pelo longo, pode ser mais difícil essa verificação se não for detalhada. Sempre use escovas apropriadas para o tipo de pelo do seu gato, procure aquelas que possuem cerdas naturais e que possam ser manejadas de maneira mais fácil, no caso dos gatos com pelos médios e longos essa cerda pode ser um pouco menos flexível. Algumas partes de seu gato, como a barriga e a cabeça, irão necessitar uma maior atenção na hora da escovação, pois, são mais sensíveis. Um pouco mais de força nesses lugares poderá machucar o gato.

É muito importante você lembrar que gato normalmente é um bicho bem tranquilo e gosta de ficar na dele, por isso, antes de iniciar qualquer tipo de cuidados com seu bichano, provavelmente, você terá que preparar o gato pra isso, com carinho, brincadeiras e outras coisas (você tem que conhecer seu gato...lembra do ultimo post?). Não fazer isso pode resultar em stress e tentativas de fugir dos cuidados por parte do gato.


Os três tipos de pelos e seus cuidados:


Os gatos de pelos curtos não exigem muitos cuidados em relação a escovação, ela pode ser feita com menos frequência ou quando houver necessidade, mas, os outros aspectos abordados acima devem ser verificados com regularidade. O gato de pelo curto pode ser banhado e escovado uma vez por mês, ou claro, quando houver necessidade.


Abaixo exemplo de gato com pelo curto:



Gato de pelo curto (imagem ilustrativa da internet)



Os gatos de pelos médios e longos, esses precisam de muitos cuidados com o pelo, o médio não com tanta frequência, mas, bem mais que os de pelo curto. No gato com pelos médios você deve escovar os pelos a cada duas semanas no minimo ou quando houver necessidade.

Agora, o gato com pelos longos, esse sim precisa ser bem cuidado. Você deve e precisa escovar um dia sim outro não, ou quando houver necessidade. Os demais cuidados, assim como no caso dos gatos de pelo curto, devem ser todos visto com regularidade. Quanto a banho, os gatos de pelos médios e longos podem ser banhados uma vez por mês, porem, os pelos devem ser muito bem secos e escovados após o banho porque no caso desses tipos de pelos se houver umidade pode causar problemas na pele.

Observação - o gato de pelo curto também deve ser muito bem seco. Apenas realçamos a maior necessidade no caso, pelo fato de nos pelos médios e longos isso ser mais difícil e trabalhoso.


Abaixo gato de pelo médio:



Gato de pelo médio (imagem ilustrativa da internet)

Gato de pelo longo:


Gato de pelo longo (imagem ilustrativa da internet)

Uma coisa muito importante no caso da escovação dos gatos e, até mesmo nos cães, é você saber que isso deve ser algo bem legal. Pode ser uma terapia. Ajuda a você interagir com seu bichinho aumentando o amor dele por você e vice versa.

Por isso, aproveite!!! Siga as dicas dadas e cuide da saúde e higiene se seu amiguinho Faça isso com amor e carinho, ele irá gostar muito.

Agora, se você acha que isso é difícil, requer experiencia, ou mesmo se tenha medo de fazer algo que não saiba, nós do "My Angel - Banho e Tosa. Hotel para Cães", estaremos aqui pra ajudar, tanto no caso dos gatos como nos cães. Entre em contato, pelo site, e-mail ou telefone. Teremos o prazer em ajudar!!!

Um abraço...




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page