Proteja seu Amiguinho! Pulgas e Carrapatos - Parte 1
Olá a todos. Vocês se lembram que um dos objetivos quando criei esse Blog era ajudar a todos, clientes ou não, a conhecer melhor seu bichinho e também dar dicas sobre higiene limpeza e saúde? Bom, hoje vamos começar a analisar algo que é muito sério e sempre preocupa, não só pela saúde do seu amiguinho, mas, também pela sua saúde e de sua família.
Vou considerar algumas coisas sobre pulgas e carrapatos, parasitas que podem ser muito, mais muito mesmo, nocivos a saúde.
Hoje, em primeiro lugar vamos conhecer um desses parasitas a pulga: como é, que mal causa e como combater.
Pulga - é um inseto muito pequeno, não possui asa, gosta principalmente de viver como parasita em animais, sejam eles silvestres ou domésticos, mas, podem se alojar em seres humanos. Em seu instinto básico se alimentam de sangue, transmitem doenças ao animal que está hospedado e, também ao ser humano.
Quando está em um animal, a fêmea pode botar aproximadamente cerca de 600 a 2000 ovos no seu ciclo de vida. Na pele do hospedeiro esses ovos podem cair, pois, não são pegajosos, justamente por esse fato a pulga pode se espalhar por onde o animal passar.
Consegue perceber o quanto isso pode ser perigoso e porque quando um amiguinho nosso está com pulga isso pode se espalhar rapidamente? Isso é sério!
Esses ovos não demoram muito para eclodir, isso acontece num prazo de no máximo 12 dias, mas, o pior é que esses ovos podem resistir até um ano se estiver em um local com temperaturas baixas.
Depois de eclodir e de serem espalhadas essas larvas podem se alojar dentro e fora de casa; dentro ela pode estar em frestas de tacos soutos, rodapés, tapetes, carpetes, cama e em qualquer lugar que achem propício; fora ela pode estar em canis, lugares aonde seu bichinho faz de ninho, lugares aonde ficam depositados areia, aonde a muita poeira entre outros.
Como se alimentam de resíduos orgânicos qualquer tipo de lixo acumulado facilita a proliferação.
Abaixo uma visão aumentada de como é uma pulga, sei que isso para muitos, talvez a maioria, pareça nojento mas, se mostra necessário conhecer:
Agora que você já conhece esse inseto vamos saber o que ele pode causar de mal e como evitar isso.
Primeiro é preciso saber o que ela quer de seu amiguinho e de você, pois, como vimos ela pode se alojar sim em você. As pulgas estão em busca de sangue, fica mais fácil conseguir em cães e gatos porque o único meio que nossos amiguinhos têm de avisar que elas estão incomodando, e elas incomodam mesmo, é eles se coçarem muito. Assim como nos cães e gatos se alguma estiver em você, logo irá perceber, pois, também irá coçar muito e causar um ponto avermelhado. Casas com bebes e crianças se fazem necessários alguns cuidados ainda maiores pela fragilidade que eles apresentam. Nossa vantagem é que conseguimos retirar esse parasita assim que avistarmos, nossos amiguinhos cães e gatos, dependem de nós pra isso e, os bebes e crianças também.
O mal que isso pode causar nos animais é que a presença da pulga, causa coceira, erupções cutâneas, inchaço e urticaria, além do que podem ser uma hospedeira intermediária de outras bactérias que causam doenças e, facilitam também a aparição de fungos. Lembrando que se o cachorro ou gato estiver infestado por pulgas (vide a foto acima a esquerda), como elas tem a capacidade de picar seu amiguinho dezenas de vezes por dia, isso pode causar uma anemia profunda.
Como você pode ajudar seu bichinho de estimação a se livrar desse mal? Uma rotina de banho tosa e limpeza tanto do animal como do lugar que ele vive irá ajudar demais no combate. Como esses insetos são relativamente resistentes, se houver uma infestação você terá que usar métodos químicos.
Existem vários métodos químicos de combate a pulga, alguns deles são: shampoo, sabonetes, talcos, coleiras, pipeta, spray e muitos outros. Vale a pena lembrar que, dependendo de como estiver a situação, será necessário que o tratamento seja feito no local aonde vive o cão ou gato bem como em sua casa e quintal. Agora, o sucesso de qualquer método ou tratamento é você procurar sempre um veterinário.
O que você pode fazer? Segue abaixo algumas dicas:
1) Dê banho e providencie a tosa (se necessário) em seus animais de estimação com frequência usando um shampoo anti pulgas.
2) Lave a cama do animal de estimação e roupas de cama, bem como tapetes com os quais ele possa ter tido contato, com água quente para remover pulgas, ovos e larvas.
3) Use aspirador de pó, é uma boa arma contra as pulgas e ovos que ficam em seu carpete.
4) Depois de aspirar, feche o saco do aspirador muito bem dentro de outro saco plástico e descarte-o fora de casa.
5) As pulgas em estágio antes de eclodir podem sobreviver à maioria dos tratamentos, então planeje fazer um tratamento posterior em seu animal de estimação 2 a 3 semanas após o primeiro tratamento.
6) Determine uma área para seu animal de estimação dormir que possa ser limpa regularmente com facilidade.
7) Se a casa tiver quintal ou jardim, eles devem ser limpos periodicamente e a grama ou plantas podadas para evitar os ambientes úmidos, em que as larvas se reproduzem com maior facilidade.
8) Tapetes e carpetes de sua casa devem ser mantidos limpos.
9) Se o piso da moradia for de tacos ou tábuas, estes devem ser calafetados para não servirem de abrigo para os parasitas.
10) Não mantenha areia armazenada ao redor da casa por muitos dias.
11) Faça o controle dos roedores que podem estar no local, pois eles também são hospedeiros das pulgas.
Seguindo esses passos você reduz muito o risco de seu amiguinho contrair pulga e você estará contribuindo muito para a saúde e higiene, tanto sua como de seu bichinho.
No que podemos ajudar? O "My Angel - Banho e Tosa. Hotel para Cães." pode ajudar você no primeiro item alistado acima. Deixe que nós cuidamos do banho e a eliminação de pulgas de seu amiguinho. Lembrando sempre que, ao identificar que seu amiguinho está com pulga você precisa agir rapido pois, se a situação ficar fora de controle, você precisará da ajuda de um veterinário.
Então, faça sua parte e deixe que nós fazemos o que está ao nosso alcance.
Na semana que vem falaremos de outra coisa que é muito preocupante em nossos bichinhos, o parasita carrapato.
Tchau, até a semana que vem...