Proteja seu Amiguinho! Pulgas e Carrapatos - Parte 2
Saudações a todos. Semana passada analisamos o inseto pulga vimos o que é, que mal pode causar e como combater. Hoje, nessa mesma linha de raciocínio, vamos conhecer um pouco sobre o carrapato, um inimigo ainda mais perigoso, talvez um post não será o suficiente para mostrar o quão perigoso pode ser esse acaro, mas se for necessário faremos outros posts.
No Brasil os tipos mais comuns de carrapatos são: Carrapato-de-boi, Carrapato Estrela (Carrapato-de-cavalo), Carrapato-de-Galinha e Carrapato-vermelho-do-cão. Vale lembrar que todos são perigosos e transmitem doenças.
Carrapato - esse ácaro tem um ciclo diferente dos da pulga na verdade são quatro ciclos: ovo, larva, ninfa e adulto. Ele precisa de três hospedeiros para completar o ciclo desde o inicio na forma de ovo. Vamos explicar um pouco desse ciclo:
1) Dos ovos depositados no ambiente nascem as larvas que procuram um cão para se alimentar do sangue (primeiro hospedeiro). Depois de alimentada a larva volta ao ambiente.
2) Já como ninfas volta novamente ao cão para se alimentar (segundo hospedeiro), após se alimentar volta ao ambiente para só então se transformar em adulto.
3) Na fase adulta (macho e fêmea) procuram novamente um cachorro para infestar (terceiro hospedeiro), no intuito de se alimentar e reproduzir. As fêmeas após comer muito, encher-se mesmo, abandonam o cão para então completar o ciclo depositando seus ovos no ambiente.
A fêmea pode depositar seus ovos em frestas de paredes e pisos, plantas e gramas ou aonde achar propicio. Tem a capacidade de gerar de 200 a 3000 ovos, logo após concluir esse ciclo, pondo os ovos, ela morre. Vale a pena salientar que esse ciclo de três hospedeiros pode ser o mesmo animal ou, três animais diferentes. O ciclo descrito acima dura aproximadamente 21 dias. Contudo, dependendo das circunstâncias, esses ácaros podem durar por meses, pois são muito resistentes.
Visto que eles tem a capacidade de subir em paredes pessoas que possuem cães ou gatos em apartamentos também correm o risco de que seus amiguinhos possam contrair carrapatos.
Normalmente o carrapato que mais ataca os cães, podendo até mesmo atacar os gatos é o Carrapato-vermelho-de-cão:
O carrapato pode atacar qualquer parte do corpo do seu amiguinho, mas, ele prefere principalmente as orelhas e membros inferiores, tendo uma facilidade maior de se alojar entre os dedos das patas; isso porque nesses locais o animal tem uma dificuldade maior de se livrar deles se coçando com as patas ou mesmo usando os dentes.
A foto abaixo mostra a orelha de um cão infestada por carrapato. A imagem é feia e forte, por isso, você não vai querer deixar seu amiguinho nesse estado, apesar de já termos visto imagens piores que esta. Veja a foto:
Contra o carrapato o melhor tratamento é a prevenção. Ao identificar vestígios dessa praga, procure usar os métodos disponíveis para o controle. Como você pode ajudar seu bichinho de estimação a se livrar desse mal? Uma rotina de banho tosa e limpeza tanto do animal como do lugar que ele vive irá ajudar demais no combate. Como esses insetos são bem resistentes, se houver uma infestação você terá que usar métodos químicos.
Existem vários métodos químicos de combate ao carrapato, alguns deles são: shampoo, sabonetes, talcos, coleiras, pipeta, spray, comprimidos e muitos outros. Vale a pena lembrar, será necessário que o tratamento seja feito no local aonde vive o cão bem como em sua casa e quintal pelo fato de os ovos do carrapato serem depositados no ambiente. Agora, o sucesso de qualquer método ou tratamento é você procurar sempre um veterinário, visto que essa praga é bem resistente como dissemos acima.
No caso do carrapato se houver infestação você será obrigado a tratar o seu bichinho e o ambiente aonde ele vive.
O que você pode fazer? Basicamente, são os mesmos procedimentos que em relação ao combate e controle de pulgas. Segue abaixo algumas dicas:
1) Dê banho e providencie a tosa (se necessário) em seus animais de estimação com frequência usando um shampoo contra carrapatos
2) Lave a cama do animal de estimação e roupas de cama, bem como tapetes com os quais ele possa ter tido contato, com água quente para remover carrapatos, ovos e larvas.
3) Determine uma área para seu animal de estimação dormir que possa ser limpa regularmente com facilidade.
4) Se a casa tiver quintal ou jardim, eles devem ser limpos periodicamente e a grama ou plantas podadas para evitar os ambientes aonde o carrapato pode se reproduzir com maior facilidade.
Quando falamos em carrapatos, cabe uma observação. Eles podem ser retirados com uma pinça apropriada e usando a técnica certa para que não fique o ferrão do carrapato na pele do cão o que seria muito ruim, pois, isso deixaria o seu bichinho com o risco de adquirir lesões cutâneas e doenças causadas pelo carrapato do mesmo jeito.
Usando a pinça certa o correto é segurar o ferrão do carrapato o mais rente possível da pele aonde está grudado, puxe o carrapato com uma pressão constante (não torça ou empurre isso apenas irá causar a separação do ferrão do restante do corpo), porém, não com muita força, pois, como dito acima, se o ferrão se separar do corpo nada vai adiantar. Esse processo requer paciência porque se o carrapato estiver resistente isso pode levar de um a dois minutos até que não mostre resistência e solte.
Entende porque, se o seu amiguinho estiver infestado de carrapatos, o melhor tratamento seja usar algum produto químico com a supervisão de um veterinário? Esse processo de retirar os carrapatos com a pinça pode levar horas e horas e pode cansar muito seu amiguinho.
A essa altura podemos dizer que carrapatos não são nocivos apenas aos animais. Eles podem causar doenças serias a seres humanos também, visto que podem nos usar como hospedeiro.
Novamente, assim como as pulgas, perguntamos. No que podemos ajudar? O "My Angel - Banho e Tosa. Hotel para Cães." Deixe que nós cuidamos do banho e a eliminação dos carrapatos de seu amiguinho. Lembrando sempre que, ao identificar que seu amiguinho está com carrapato você precisa agir ainda mais rápido pois, se a situação ficar fora de controle, você precisará da ajuda de um veterinário.
Então, continue fazendo a sua parte e deixe que façamos o que está ao nosso alcance.
Ufa!!! Acho que por hoje chega de carrapatos, não é verdade??? Acredito que sim, mas, ainda existem coisas importantes para sabermos sobre carrapato, na semana que vem falaremos disso. As doenças que podem causar. Analisaremos as quatro principais doenças causadas pelo carrapato: Febre Maculosa, Babesiose Canina, Erliquiose Canina e Doença de Lyme. Isso é muito preocupante, principalmente chegando o verão, época em que os carrapatos adoram atacar.
Então, até a próxima semana, tchau...