Mau Hálito em cães. Será que devo me preocupar?
Oi pessoal, a resposta a pergunta titulo de nosso post é: SIM!!! Mau halito pode ser algum problema muito maior do que simplesmente um mau cheiro, pode ser uma doença e pode ser grave.
Em muitos casos o mau hálito pode indicar um problema na gengiva, digestivo e até respiratório. O ideal é que a higienização dos dentes e gengivas de seu amigo seja feita regularmente e não só quando aparece o mau hálito. O mau hálito aparece quando já existe um problema com seu bichinho. Para esse procedimento já existem produtos específicos no mercado que ajudam na limpeza bucal. Contudo, você deve sempre consultar um veterinário antes de usar. Já existem profissionais dessa área conhecidos como veterinários dentistas.
Vamos explorar um pouco mais sobre esse assunto. Normalmente, cães de focinho curto e pequeno porte tem uma tendência maior para apresentar problemas com a saúde bucal e mau hálito, isso começa com o acúmulo de tártaro nos dentes dos cães. Exemplo de cães com essa característica: Poodle, Maltês, Yorkshire entre outros.
O mau hálito, como já mencionamos, pode ser mais do que um problema de gengiva e tártaro, podem ser problemas gastrointestinais, renais e respiratórios; esses problemas podem causar danos ao coração, rins e fígado do seu amiguinho.
Apesar de na grande maioria dos casos a halitose (como é chamado o mau hálito) ser causada por falta de higiene e, consequentemente o aparecimento de tártaro, em outros casos, como problemas respiratórios, gastrintestinais, doenças renais, infecções e inflamações variadas, câncer e gengivite podem resultar no aparecimento do mau hálito no seu bichinho.
Existem alguns sintomas que podem evidenciar que seu amiguinho está com problemas bucais, são eles: não se alimentar, gengivas avermelhadas (com aparecimento de pequenas manchas de sangue gengivite), dentes amarelados, dificuldade para engolir os alimentos, dor na região do focinho e até mesmo uma falta de ânimo. Nesses casos você precisa urgentemente procurar um médico veterinário.
Contudo, se o problema não for só bucal e sim problemas respiratórios, gastrintestinais, doenças renais, infecções e inflamações variadas, câncer e até diabetes, além dos sintomas acima citados, aparecerá outros ainda mais graves pois são doenças que necessitaram muito mais do que simplesmente uma higiene bucal ou a visita ao veterinário. Você precisará, além dessas duas providencias, talvez iniciar um tratamento médico, acompanhado pelo veterinário, por um bom tempo.
O que podemos concluir? Podemos concluir que além das infecções causadas pela falta de higiene, problemas sérios que incluem estomatites, úlceras, tumores, insuficiência renal, diabetes, dermatite perioral e muitas outras doenças podem causar o mau hálito em seu amiguinho e, que ao constatar sinais de que há algo errado com a saúde oral dele, uma consulta com um médico veterinário deve ser imediatamente providenciada, pois, somente o veterinário poderá diagnosticar a patologia que ataca o seu bichinho, além de determinar a melhor forma para se tratar.
Como prevenção podemos dizer que uma escovação regular dos dentes com pasta dentais e soluções orais especificas para cães, juntamente com uma verificação no sentido de encontrar qualquer coisa de errado na boca de seu bichinho ainda são a melhor maneira de se prevenir o mau hálito. Brinquedos específicos também podem ajudar na limpeza dos dentes.
Agora, se o seu amiguinho já apresenta algum problema nesse sentido, não trate dele em sua casa procure um veterinário e providencie o que for necessário, como por exemplo uma limpeza no dente se ele estiver com tártaro. Segundo o tipo de problema que ele estiver enfrentando faça sempre o que for orientado pelo veterinário.
Como sempre, em situações que podem causar um mau ao seu amiguinho, a melhor coisa é ficar alertar e, ao notar qualquer coisa de errado, seja rapido. Só assim o seu amiguinho ficará sempre que com essa carinha:
Valeu pessoal, até a proxima...