Será que consigo fazer meu cão fazer as necessidades no lugar certo?
Oi tudo bem? Espero que sim!
Com o crescimento de pessoas morando em apartamentos e condomínios o tema pergunta desse post é bem apropriado, mesmo os donos de cães que moram em casas espaçosas com um quintal bem amplo, gostariam que seus amiguinhos pudessem fazer o xixi e o cocô em um lugar especifico.
As vezes isso se torna um problema tão grande que os donos chegam a cogitar a entrega de seu cão para adoção por não conseguirem lidar com essa situação. Isso parece cruel? Sim, e realmente é!
Podemos dizer isso porque na maioria dos casos a culpa não é apenas de seu amiguinho. Você tem um papel fundamental nesse relacionamento e, na verdade, você precisa compreender esse papel e como lidar com o seu amiguinho. Como em qualquer relacionamento você precisa começar a enxergar as coisas do ponto de vista que seu amiguinho enxerga.
Conversando com adestradores, muitos dizem que os donos comentem erros básicos ao tentarem ensinar o seu cão a fazer xixi e cocô no lugar certo. Alguns usam um jornal, outros usam tapetes higiênicos e muitos apenas reservam um local aonde querem que seu amiguinho façam ali suas necessidades, até ai tudo bem.
Os adestradores, porem, comentam que, muitos donos fazem de tudo para conseguir isso, dando broncas no seu amiguinho, outros esfregando o focinho do cão no local errado que ele fez as suas necessidades, ainda outros, quando notam que estão fazendo as suas necessidades em local errado, procuram fazer algum tipo de barulho com chaves, latinhas de bebida jogada no chão, batem um jornal enrolado em algum móvel provocando barulho, enfim, tentam de tudo.
Contudo, os adestradores comentam que existem erros iniciais que os donos cometem antes mesmo de iniciar qualquer método. O erro inicial, é não saber escolher o local ideal para fazer o banheiro de seu amiguinho. Alguns donos, dizem os adestradores, alem de não escolher o local certo, ainda misturam esse local com o lugar aonde fica a água e a comida do cão. Normalmente, os cães não fazem suas necessidades no local aonde comem e dormem, por isso, o cão vai procurar outro local para fazer de banheiro, bem longe do local aonde dorme e come. Neste caso, isso vai ser bem longe do local aonde está o jornal ou tapete higiênico reservado por você para que as necessidades do cão.
Outro erro seria, após determinado o local onde será o banheiro, deixar o cão solto no local sem nenhum limite determinado próximo a esse local. Limitar o local precisa ser feito tanto para cães que ficam em apartamentos, como para cães que ficam em locais amplos como um quintal. Você precisará restringir o local em ambas situações, pelo menos de inicio, próximo ao banheiro. Isso se faz necessário porque o cão precisa saber e se habituar a fazer suas necessidades naquele local especifico. Se ele estiver solto isso não irá ocorrer, o cão não entenderá os limites.
Isso será necessário até que o cão aprenda aonde deve fazer o seu xixi e cocô, mas, fique tranquilo isso não causará nenhum tipo de sofrimento a ele e, com o tempo, você gradativamente estará aumentando a área de circulação do cão até que ele entenda que em qualquer lugar que ele esteja na casa ou no quintal ele precisará voltar ao local indicado e escolhido por você para fazer suas necessidades quando precisar.
Um outro erro citado pelos adestradores foi o fato de o dono não tomar as primeiras providencias que foram alistadas acima, colocando apenas o jornal e, a cada vez que o cão erra o local você simplesmente da broncas nele. Isso causa uma confusão em sua cabeça, justamente pela falta de orientação inicial. Se essa bronca for acompanhada de atitudes mais drásticas, como por exemplo, esfregar o focinho dele no xixi e coco que ele fez em local errado, pode alem da confusão, causar medo; isso fará com que o cão se esqueça do jornal e procure um local qualquer, só que bem escondido, para fazer suas necessidades, simplesmente por medo. Então, nada de broncas duras demais se você não fez o que deveria fazer.
Provavelmente, quando você perceber que seu amiguinho fez suas necessidades em local errado e o encontrar, se ele não achar um local para se esconder de você, ele vai estar com aquela carinha que todo mundo já conhece, focinho entre as patas e olhar murcho, algo mais ou menos assim:
Saiba que isso é puro medo de tomar uma bronca por causar a desaprovação sua. Porem, é muito importante que você saiba que nesse caso se você não fez as coisas corretamente e, por isso, seu amiguinho não foi ensinado da maneira correta "por você" esse será o único motivo por tudo estar dando errado.
Se você tem filhos, você entenderá melhor, os filhos normalmente são dependente dos pais para aprender como agir, cães são da mesma forma, dependentes de você.
Claro, existem muitas outras coisas envolvidas em ensinar um cão que não dariam para serem abordadas em apenas poucas palavras, portanto, se quiser adestrar um cão, procure sempre um profissional da área. Hoje já existem até cursos via internet.
Um abraço a todos, tchau,,,