A importância da água na vida de nossos bichinhos. Cães e Gatos.
Oi meus amigos, vamos falar hoje de uma coisa que parece simples, mas, que muitas vezes não damos a devida atenção, talvez, por acharmos exatamente que é uma coisa simples e que não necessita de tanta atenção.
A primeira coisa que precisamos saber é que a água é tão importante para nossos amiguinhos quanto é para nós e, assim como no nosso caso, o excesso de água e a falta dela podem significar problemas sérios de saúde.
Existem algumas diferenças na ingestão de água para cães e gatos, abordaremos algumas coisas sobre esse tópico, coisas que são muito importante sabermos sobre eles.
Cães - os cães não costumam ter problemas para ingerirem água, contudo, temos que atentar para alguns aspectos que podem fazer diferença no hora deles consumirem água ou não.
Nós não gostaríamos de tomar água se fizéssemos isso em um copo sujo e com uma água que não estivesse fresca, não é verdade? Da mesma forma, nossos cães não iram ingerir água se perceberem que seu recipiente de água está sujo e com uma água que não está fresca ou até mesmo esteja suja.
Faça um teste, troque a água dele limpando bem o recipiente aonde ele bebe a água e observe a reação de seu cão; ao perceber uma água fresca e limpa ele certamente irá tomar água logo depois. Podemos concluir que ele simplesmente não achava que a água anterior estava gostosa o suficiente.
Em lugares muito quentes e no verão, se você quiser que o seu cão consuma água suficiente para sua saúde, talvez você terá que trocar a água dele varias vezes ao dia e, se o seu quintal for muito grande, espalhar vários recipientes com água fresca por ele, isso o irá induzir a beber a água quando passar pelo local com o recipiente.
Fique sempre atento ao seu cão em lugares quentes; nossos amiguinhos cães são muito sensíveis ao calor, se você perceber que seu cão está com os sintomas de um golpe de calor, que são: dificuldade em respirar, taquicardia, salivação excessiva, língua pendurada, vômitos, movimentos estranhos e, em alguns casos mais avançados, perda de consciência você terá que agir rapido, a primeira coisa a fazer é providenciar um local fresco e ventilado para que ele fique, talvez molhando o corpo de seu cão com água fresca, em especial a cabeça (protegendo os ouvidos),
Em um caso extremo como esse de perda de consciência você irá precisar levar o se cão no seu veterinário de confiança.
Não colocamos isso para causar medo em você, mas, para ilustrar que um caso como esse pode ser causado pelo simples fato de seu cão não estar com água fresca a disposição.
Surge a pergunta: quanto devo dar de água para meu cão? Bem, essa quantidade varia de acordo com o peso e com o tipo de alimentação que você oferece ao seu cão. Algumas comidas, como a ração, são secas, por isso, seu cão precisará de mais água nesse caso; outras comidas são mais úmidas, isso faz com que seu cão precise de menos água, porque nesse caso seu cão já estará ingerindo o líquido contido naquele tipo de comida.
Então qual a quantidade de água meu cão deve consumir por dia? Para efeito orientativo, deve se dar ao cão 60 ml de água por kg, dissemos que é orientativo porque isso varia, como vimos, pela alimentação, atividade física e temperatura ambiente.
Se ele tem água a vontade e fresca para beber o próximo passo é observar se ele realmente está bebendo essa água. Se você tem duvida disso, faça um teste: coloque uma quantidade especifica de água no recipiente (talvez a quantidade diária que ele bebe de acordo com o peso) e observe quanto tempo ele leva para beber. Se houver uma variação muito grande no tempo em que se espera que ele beba a água, no caso a quantidade de um dia, pode ser que ele esteja com algum problema. O contrario, se ele beber muito rapido ou até mesmo beber toda a água de uma só vez, também pode representar um problema grave de saúde como por exemplo diabetes. (esse teste considerando que o cão não fez nenhuma atividade física que possa causar sede)
O ideal é sempre deixar água limpa e fresca a vontade para nossos cães, desta forma, sempre que quiserem eles poderão tomar. Aguá é vida, por isso, nunca deixe faltar ao seu amiguinho.
Gatos - os gatos são mais seletivos em relação a água que bebem, isso ocorre pelo próprio extinto da especie. Esse fato faz com que eles não gostem muito de ingerir água.
Por outro lado, muitos escolhem lugares inusitados para tomarem água, podemos citar como exemplo a pia da cozinha, a água do box após alguém tomar banho, enfim, muitas vezes escolhem lugares assim, fora do comum. Qual o problema nesse caso? Bem, o problema é consumirem água que esteja com algum produto químico.
Diferente dos cães, os gatos são mais propensos a apresentarem problemas renais, pedras nos rins ou na bexiga; isso muitas vezes passa desapercebido por nós e pode se tornar um problema serio, assim como é também para os cães.
Algumas dicas em relação a água dos gatos são iguais as dos cães, como exemplo podemos citar: trocar a água varias vezes ao dia, colocar varias vasilhas de água em locais aonde o gato circula (mesmo que seja um apartamento), não deixar a água no sol e muitas outras coisas que são comuns a eles.
Contudo o gato possui algumas características que muitas vezes são essenciais para que eles realmente ingiram água diariamente. Gato gosta de se divertir, por isso, uma fonte pode ser muito atrativa para incentiva-lo a tomar água; mudar o formato da vasilha pode ser outra coisa que chame a atenção de seu gato; o material da vasilha pode influenciar no desejo dele de tomar água, prefira sempre as de porcelana e vidro.
Uma coisa que você não deve fazer no caso dos gatos é deixar a água próxima de sua comida, novamente chamamos a atenção para o próprio extinto do gato. Por alguma razão, água próxima da comida não lhe parece muito boa, lhe da a sensação que água esteja contaminada. Como agem por extinto, isso não é uma regra, mas, pode ser um motivo, portanto, mantenha água longe da comida.
Agora, quanto de água um gato deve beber por dia? Os gatos devem tomar no minimo 50 ml e, no máximo 100 ml de água por kg segundo os veterinários recomendam, é claro, que esses valores possuem variáveis como a temperatura do local aonde vivem, o tipo de alimentação, se fazem atividades físicas enfim, a rotina do gato influencia nesses valores assim como no caso dos cães.
Assim como no caso dos cães aguá é vida, por isso, nunca deixe faltar água a ele. Nunca se esqueça que ideal é sempre deixar água limpa e fresca a vontade para seu gato, desta forma, sempre que quiserem eles poderão tomar.
Espero que o post dessa semana tenha sido de ajuda para todos os donos de cães e gatos a compreenderem a importância de nunca deixarem de perceber se seus amiguinhos estão ingerindo água na quantidade certa, nem mais e nem menos.
Nunca se esqueça: a ingestão certa de água representa saúde, o excesso ou falta, representa algum problema.
Um abraço, até semana que vem...