Escolha e cuidados com os recipientes de alimentação de seu cão.
Oi meus amigos, resolvi essa semana dar algumas dicas sobre como escolher e manter limpo o recipiente aonde colocamos a alimentação de nosso cão.
Alguns chamam esse recipiente de vasilha, outros de pote, ainda alguns chamam de prato, enfim, não importa o nome dado, seja ele qual for, precisamos saber como escolher o ideal e como cuidar da higiene desse item tão importante.
Em primeiro lugar, precisamos escolher o qual recipiente comprar. É preciso levar algumas coisas em consideração. Isso é importante porque normalmente compramos esse produto apenas levando em consideração o nosso gosto pessoal, o valor, a cor de nossa preferência, o modelo que achamos bonito e, na verdade, não deveria ser assim. Porque? Porque precisamos levar em conta as necessidades de nosso amiguinho.
Existem algumas coisas a serem consideradas: o material de que é feito o recipiente, o tamanho, a personalidade do cão e o tamanho das orelhas de seu amiguinho. Basicamente são essas quatro coisas.
Vamos brevemente abordar algumas coisas a respeito disso:
Material: normalmente encontramos no mercado recipientes de alimentação em três tipos de materiais: plástico, alumínio, cerâmica e aço inoxidável.
Plástico
Vantagens: baixo custo e oferece varias cores.
Desvantagens: os filhotes adoram destruir com os dentes (algumas raças depois de adultos também); o plástico costuma se desmanchar soltando pequenas partículas na comida do cão e também quebrar ao se ressecar, isso pode causar problemas para seu cão se ele engolir uma lasca causando uma perfuração no estômago ou intestino. Devem ser trocados com certa frequência.
Alumínio
Vantagens: tem um custo relativamente baixo e costumam ser mais bonitos e resistentes.
Desvantagens: o material com o tempo pode apresentar ranhuras e podem soltar partículas no alimento de seu cão isso pode ser prejudicial a saúde dele assim como o plástico.
Cerâmica
Vantagens: o peso dificulta a ação do cão de querer arrastar e, se for usado para água, mantem a mesma mais fresca.
Desvantagens: se quebram muito facilmente e necessitam que sejam desinfetados diariamente.
Aço Inoxidável (o mais indicado)
Vantagens: resistentes, duram quase que a vida inteira do cão e são muito fáceis de lavar e desinfetar.
Desvantagem: custo elevado.
Abaixo uma foto ilustrativa desses tipos de recipientes de comida ou água:
Tamanho: esse é outro aspecto que devemos considerar na hora de escolher a adequada. É evidente que se nosso amiguinho for de raça pequena não devemos comprar um recipiente de comida ou água muito grande. Portanto, fica claro que o tamanho do recipiente deve ser adequado ao tamanho do seu amiguinho.
O recipiente de alimentação precisa ter espaço de sobra para que o animal consiga comer a vontade e se movimentar com facilidade.
A altura do recipiente é algo muito importante a se observar, pois além de melhorar a postura, lhe proporcionando melhor posicionamento e conforto na hora de comer, dão um alívio para cães com problemas nas articulações, já que não precisam se abaixar tanto para pegar a comida. Além de facilitar a digestão. Cães com problemas de refluxo, que vomitam após as refeições, ou que engasgam, podem melhorar muito se comerem a comida e tomarem a água em potes suspensos.
Personalidade do cão: isso é um ponto de extrema importância na hora de escolher um recipiente de comida. Um cão que come muito vorazmente não precisa da mesma tigela que um cachorro mais delicado.
Cabe uma dica: para os cachorros que comem muito, é recomendável adquirir um recipiente de comida com as beiradas elevadas, para evitar que a comida caia e fazer o cachorro trabalhar um pouco mais, evitando também que ele engasgue. Para este tipo de cachorros, também é recomendável que o recipiente tenha a base de borracha para que a tigela não saia do lugar.
Um cão que tenha em sua personalidade brincar muito com tudo que encontra, se você quiser que o recipiente de comida dure por muito tempo, talvez você precise comprar um recipiente um pouco mais pesado para que ele não fique arrastando ele de um lado para outro.
Tamanho das orelhas: Porque se nosso amiguinho tiver as orelhas compridas e não possuir o comedouro adequado, pode introduzir as orelhas dentro da comida e atrapalhar assim sua alimentação. Existem tigelas feitas especialmente para este tipo de cachorros, com orelhas compridas, como o Cocker Spaniel e o Basset Hound. São mais altos e estreitos que o resto para evitar que as orelhas entrem dentro.
E os cuidados com a limpeza do recipiente? A limpeza dos recipientes de comida e água do se cão deve ser feita diariamente para prevenir doenças no seu animal. Caso dê diferentes tipos de comida para o seu animal por dia, como úmida e seca, será necessário fazer a limpeza toda vez que mudar o tipo de ração.
Para isso, você deve utilizar um detergente neutro e não tóxico, tenha certeza disso na embalagem do produto. Se na embalagem disser que é suave para as suas mãos, então pode usar, pois se é bom para você também é bom para seu amiguinho.
Escolha o local onde vai lavar os recipientes de comida e água do seu cão, lembre-se que se lavar na pia da cozinha pode haver contaminações, pois é provável que estes recipientes possuam bactérias da boca do cão. O melhor é lavar estes potes em um tanque ou destinar um local apropriado para este procedimento.
Destine também uma bucha de lavar louça para os recipientes de comida do seu bichinho. Utilize água quente para lavar os recipientes e limpe-os por dentro e por fora. Em alguns casos o sabão e a água quente podem não ser suficientes para limpar os recipientes, pois eles podem ganhar uma substância pegajosa neles em que é preciso desinfetá-los. Caso isso aconteça, encha um balde com 3 litros de água e adicione uma colher de sopa de alvejante. Deixe as tigelas de molho por 2 minutos e enxague bem. É muito importante que no final da limpeza e desinfeção se certifique que os recipientes ficam sem vestígios de detergente e bem secos.
É importante ir vigiando o estado dos recipientes de comida e água do se cão, procure por arranhões e ranhuras e, no caso de existirem substitua os recipientes, pois essas ranhuras podem servir de lar para bactérias.
Se você tem um cachorro de porte grande ou mesmo gigante, lembre-se que deverá elevar o comedouro ou bebedouro para evitar que o seu amigão engula ar enquanto se alimenta. Afinal, nesse caso, se nosso cão comer em lugar muito baixo a sensação será horrível.
Como sempre, você é o maior responsável pelo tipo e estado do recipiente de comida do seu cão, por isso, pense sempre nas necessidades dele. Isso faz toda a diferença para ele ter uma excelente qualidade de vida.
Por essa semana é isso, espero que tenham gostado das dicas.
Um abraço...