Meu cão está com diarreia. Devo me preocupar?
- Maila Bernardi
- 2 de dez. de 2016
- 3 min de leitura
Olá, bem vindos novamente ao blog!
Não é incomum nossos amiguinhos apresentarem um quadro de diarreia por algum problema gastrointestinal, porem, vamos aqui considerar alguns aspectos que podem ajudar você a identificar e cuidar melhor desse problema quando ele ocorrer.
O que é diarreia? Não é propriamente dita uma doença, mas, pode sim ser os sintomas de uma patologia ou algo de anormal no sistema gastrointestinal de seu amiguinho.
Existem vários motivos que podem causar a diarreia, entre eles podemos citar: infecções, alergias ou intoxicações, ingestão de lixo ou comida estragada e alimentação.
Infecções: podem ser causadas por parasitas, vírus e bactérias, o que pode originar irritações na mucosa intestinal causando a diarreia, mas, alem da diarreia, outros sintomas como vômitos, perda de apetite e apatia geral podem ser identificados. Nesse caso são se torna simplesmente uma diarreia, é algo mais serio e você precisa procurar imediatamente um veterinário.
Alergias e intoxicação: os cães são sensíveis a um grande número de substancias e até mesmo plantas, além do que, não podem digerir como nós, seres humanos, substâncias químicas ou tóxicas que podem colocar em grave perigo sua saúde.
Se suspeita que seu cão consumiu veneno, algum produto químico ou substancias estranhas, deve levá-lo de imediato a um veterinário para que seja tratado com urgência. Nestes casos, além de diarreia, é comum que o seu bichinho apresente vômitos também, ambos sintomas podem ser repentinos e intensos.
Ingestão de lixo ou comida estragada: nós sabemos muito bem que, pelo faro aguçado que nossos bichinhos tem, muitas vezes ao sentirem algum cheiro diferente eles são induzidos a se aproximar do que farejaram e, se for algo atraente ao olhos deles, eles fatalmente irão mexer e podem até ingerir, por isso, devemos estar sempre atentos para que não comam nenhum alimento estragado e que não ingiram algum objeto estranho ao passear com ele, ou até mesmo em casa,
Pelas características de nossos bichinhos uma das razões mais comuns da diarreia talvez seja essa. Nestes casos, o cão continuará com um estado de humor normal, porem, suas fezes serão mais líquidas o que fará com que você fique alerta, pois, se esse sintoma não desaparecer você deve procurar o veterinário.
Alimentação: você já comeu algo que prontamente você teve a sensação que não caiu bem em seu estomago? Ou, já deixou de comer algum alimento porque você sabe que ele não cai muito bem em seu estomago? Pois é, isso pode ocorrer com nossos amiguinhos também! Muitas vezes podemos escolher um tipo de alimentação para o nosso cão que não faça bem a ele. Isso pode ser tanto ração ou alguma comida preparada em casa com as recomendações certas.
Se isso ocorrer, o primeiro indicio que teremos de algo está errado será justamente a diarreia.
Uma coisa importante é sempre não fazermos modificações repentinas na dieta de nossos amiguinhos pois isso é uma causa comum de diarreia nos cães. A diarreia ocorre quando, por exemplo, substituímos uma ração por outra de forma repentina, sem que tenha tido uma transição, quando alteramos para uma marca ou produto de menor qualidade.
É preciso muito cuidado até mesmo quando decidimos passar da ração para uma dieta de comida preparada em casa ou vice-versa. Nestes casos, é comum que o cão tenha diarreia, mas, que mantenha sua atividade física, bom humor e vontade de brincar.
Em uma situação como está você terá que tomar providencias para que seu amiguinho se restabeleça, talvez, voltando a oferecer a ração que ele anteriormente comia ou até mesmo escolher uma outra que seja apropriada e que não cause mal estar ao seu cão.
É claro que a diarreia é apenas um sintoma de que algo pode estar errado com a saúde de seu amiguinho, porem, muitas vezes a diarreia é algo que ocorre e que não representa um problema maior e mais grave com seu cão.
Por isso, recomendamos sempre que fique atento a qualquer mudança nesse sentido, se for passear preste atenção aonde seu cachorro "enfia o fuço" literalmente falando; não deixe lixo acumulado que desperte o interesse dele e o faça ingerir algo que não faça bem a ele e, principalmente, escolha uma alimentação apropriada e que não cause problemas gastrointestinais a ele.
Como em todos os casos, você será sempre o responsável pelo seu amiguinho. Portanto, olho vivo e escolha uma vida saudável para ele! Da trabalho, mas, vale a pena ver essa carinha sempre alegre e saudável. Sem maiores problemas como por exemplo a diarreia.

Um abraço até a próxima semana...
Comments