top of page

Que tipo de alimentação devo oferecer ao meu cão?

Olá, tudo bem com vocês? Espero que estejam bem!


Esse assunto não é tão simples como a pergunta do post. Precisaremos de vários posts para abranger todos os aspectos desse tema, porem, iremos considerar por etapas esse assunto que é muito importante.

Hoje traremos uma uma ideia geral sobre os tipos de alimentação que podemos oferecer aos nossos bichinhos. Não abordaremos nesse post características especificas. mas, o que você deve observar ao escolher a comida, seja qual for o tipo.

Como no nosso caso, o que nossos amiguinhos comem é determinante para a boa saúde deles.


Para iniciarmos, é preciso saber que existem opções quando o assunto é o que devemos oferecer para nossos cães comer, existem pelo menos três tipos de comida que normalmente são oferecidas a eles, são elas: ração úmida, ração seca e comidas caseiras.

Sempre é muito bom lembrarmos que existem no mercado inúmeros produtos como ossinhos, bifinhos artificiais e muitos outros que normalmente são oferecidos ao seu amiguinho como forma de diversão ou de premio por algo que ele tenha realizado, contudo, não podem ser considerados como alimentações completas para seu bichinho.


Existem varias coisas a serem consideras na hora da escolha, como exemplos, podemos mencionar: o tamanho do cão, se o seu amiguinho pratica exercício físico regularmente, se possui algum problema de saúde grave, a tolerância do seu cão aos componentes da alimentação escolhida, o próprio gosto de seu amiguinho (muitas vezes o cão não gosta de determinado tipo de comida).


A coisa mais importante antes de qualquer outra coisa é, sempre oferecer ao seu cão uma alimentação que contenha tudo o que ele precisa em termos de vitaminas, nutrientes, proteínas e fibras. Nos produtos fabricados por empresas especializadas, independentemente de qual seja essa empresa, você precisa se certificar no rótulo do produto que você está comprando algo que ofereça ao seu cão tudo o que ele precisa. Esse é seu papel e uma prova de amor a seu amiguinho.

Não é preciso mencionar que essa alimentação deve ser discutida com seu veterinário de confiança, mas, existem algumas coisas que podemos adiantar que farão mal ao seu amiguinho caso ele se alimente com isso ou, mesmo que não faça mal, alguns tipos de alimentos podem não ser ricos em vitaminas e nutrientes por serem produzidos com itens de má qualidade e não adequados para a nutrição do seu bichinho.

Podemos dar um exemplo pratico: uma ração que possui em sua mistura produtos a base de milho, farinha de milho, soja, trigo e outros não são eficazes e, alem do mais se apresentarem um excesso de produtos a base de cerais podem não ser de boa qualidade.

Precisamos sempre observar se o alimento que daremos a nosso amiguinho não inclui conservantes químicos nem aditivos, como BHA, BHT ou Propyl Gallate.


Por outro lado, uma alimentação baseada em proteínas é importantíssima para assegurar a digestividade da comida. O peixe e a carne devem ser as principais fontes de alimentação. A alimentação escolhida deve possuir vitamina E, C e Omega-3, pois são muito saudáveis para os cães, por isso, se a ração que você escolher, úmida ou seca, tiver essas especificações ela será boa.

As coisas que estamos considerando aqui servem tanto para a ração úmida como também para a seca, muitos hoje optam por uma mistura de ração úmida com a seca. Isso é bem legal visto que varia o cardápio do cão. Nossos amiguinhos são muito parecidos conosco nesse sentido, amam uma coisa nova para saborear.


Abaixo exemplo de ração úmida e ração seca:


Ração úmida (imagem ilustrativa da internet)


Ração seca (imagem ilustrativa da internet)


Uma alimentação baseada em comida caseira deve seguir esses critérios podendo apenas acrescentar coisas tipicas de uma alimentação preparada em casa como o arroz, fonte de carboidratos, assim como também a aveia. Nunca se esqueça de incluir algum tipo de carne no preparado. Fibras, frutas e cevada também podem ser incluídas na alimentação.


Coisas gordurosas demais ou sem cozimento algum (principalmente carne), devem ser evitados pelos mesmos motivos que o nossos, não vão fazer bem ao nosso amiguinho.

Contudo, tome muito cuidado "nem tudo o que você come você deve e pode oferecer ao seu amiguinho como alimentação".

Não são todos legumes, verduras e frutas que os animais podem comer, mas, em sua maioria fazem bem para a digestão e a saúde do amiguinho, apenas deve-se fazer uma pesquisa antes sobre as melhores opções e consultar um veterinário para ter uma opinião profissional.


Outro alerta que vale a pena considerar quando preparamos uma alimentação caseira para nosso bichinho é não carregar demais a comida com temperos e sal em abundancia, isso pode prejudicar e muito a saúde de nosso amiguinho ou amigão. .O ideal é quanto menos melhor


Doces, bolos e demais fontes de açúcares , nem pensar! Chocolate? Muito menos! O chocolate é toxico no caso dos cães. Mesmo o consumo contínuo de alguns naturais, como o mel e o açúcar mascavo, também podem ser prejudiciais ao organismo dos cães.


Eu sei que pode ser difícil resistir quando você está comendo algo doce e seu amiguinho fica olhando com aquela carinha de pidonho, mas, resista isso para o bem dele.


Abaixo um exemplo de alimentação preparada em casa:



Comida caseira (imagem ilustrativa da internet)

Como mencionado no inicio desse post, existem muitas outras coisas a serem consideradas quando o assunto é alimentação, apenas fizemos algumas considerações sobre esse assunto. Futuramente iremos voltar nesse assunto para aprofundarmos aspectos como, quais alimentos são os melhores, como administrar uma dieta balanceada, como identificar se o seu amiguinho gosta ou não do que ele está comendo, enfim, isso dará mais alguns posts.


Um abraço e até a semana que vem...



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page