Que cuidados devo ter com meu cão ao viajar nesse verão!
Olá a todos,
No próximo dia 21/12 daremos incio a uma época do ano muito aguardada por todos. Teremos o início do verão! Em nosso pais, alem do verão, temos também uma época de férias; muitos aproveitam esse período do ano para viajar e se divertir.
Todos nós sabemos os cuidados que temos que ter nessa época em relação a nossa saúde. Ser formos caminhar, praticar esportes, se estivermos na praia, enfim, qualquer atividade a céu aberto exige de nós atenção redobrada.
Surge a pergunta: Se formos levar nosso amiguinho, que sempre passa o ano todo com a gente, que cuidados devo ter?
A primeira coisa a se fazer, se a ideia é levar nosso bichinho, é nos certificar se o lugar aonde iremos passar as nossas ferias permite a entrada de animais, seja praia, acampamento, hotel ou qualquer outro local que seja publico e possua regras.
Bom, passada a primeira etapa sem problemas, para aproveitar as diversões existentes nesses locais com nosso amiguinho precisamos começar a nos preocupar com ele. Basicamente, precisaremos ter os mesmos cuidados que temos conosco, ou, mesmo com nosso filho.
Podemos citar alguns cuidados:
1) Providenciar um local coberto para nosso cão descansar do sol nos momentos em que esse estiver em maior intensidade; se estivermos na praia a sugestão é reservar um lugarzinho no guarda sol para que ele possa ficar.
2) Escolha um horário apropriado para ficar exposto diretamente ao sol em brincadeiras com seu amiguinho. Todos sabemos que a maioria das pessoas aproveita o "dia todo" na praia ou aonde estiver passando suas ferias. Porem, não fique exposto com seu amiguinho diretamente ao sol no período das 10:00 as 16:00 horas. Isso pode causar queimaduras em suas patas (consulte esse post) e também na pele de seu amiguinho principalmente se ele tiver pelo curto ou estiver tosado.
Ah, é sempre muito importante lembrar que ao passear com seu amiguinho, seja na praia, no campo ou em qualquer outro lugar leve sempre um saquinho para retirar suas fezes quando ele sentir vontade de fazer. Isso contribui para saúde de todos inclusive a sua.
Existem maneiras para proteger seu cão do sol, como sapatinhos para suas patas e protetores solares especiais para cães, mas, mesmo com esses recursos, o ideal é não ficar exposto ao sol em um horário não indicado.
ALERTA: jamais use um protetor solar humano em seu amiguinho, alem de não surtir o efeito esperado pode causar danos em sua pele.
3) Não se esqueça da hidratação, com seu amiguinho junto com você as brincadeiras serão muitas, por isso, ele deverá tomar água em abundancia e, assim como sua água, ela deverá estar fresca (consulte esse post). Se você for brincar em local afastado, leve consigo água pra você e para ele. Você verá que ele está pedido água quando estiver constantemente com a língua para fora da boca; ao notar isso, ofereça água a ele até que fique satisfeito.
Mas, digamos que você observe que ele está exausto, apático, com a língua de fora constantemente, apresenta vomito, parece desorientado e que se deite e fique prostrado. Nesse caso, seja rapido, ele está precisando de sua ajuda imediata para baixar a temperatura de seu corpo, ele deve estar com um quadro de insolação.
Providencie imediatamente um local coberto e fresco, aplique água com cuidado, mas, de maneira abundante em sua cabeça, pescoço e dorso. Ofereça água a ele de maneira abundante e, assim que melhorar, leve-o ao veterinário.
4) Não perca seu bichinho de vista, em qualquer lugar que esteja com ele passando ferias, mas, principalmente na praia, sempre haverá muitas coisas que chamarão a atenção de seu bichinho, inclusive outros cães. Isso fará com que ele passe a se deixar levar por essas distrações e, num piscar de olhos pronto, ele estará longe de suas vistas e possivelmente perdido.
Claro que no caso de animais adestrados essa possibilidade é mais remota, mas, nunca se esqueça que são animais e agem por instinto, por isso, pode acontecer que, mesmo sendo adestrado, ele se perca.
O que fazer se em determinado momento você queira relaxar? Nesse caso, providencie um lugar fresco e seguro para deixar seu amiguinho em quanto você aproveita para relaxar.
Nunca, mais nunca mesmo, deixe seu cão fechado dentro de seu carro, mesmo se ele estiver na sombra, pois, mesmo que esteja, você precisará fechar as janelas causando pouca circulação de ar. Algumas raças como o Bulldog e Pug apresentam problemas de respiração e, em um caso como esse, podem ir a óbito. Você não vai querer uma surpresa triste e desagradável como essa, vai? Lembrando que não são somente essas raças que não podem estar nessa situação e sim qualquer raça.
5) Ao chegar no local aonde está hospedado, depois de um dia inteiro de diversão; se a brincadeira envolveu entrar em rios e mar observe muito bem as orelhas e ouvidos de seu amiguinho, certifique-se de que não tem areia ou água lá dentro e limpe bem. Desta forma, evitará infecções nesta parte delicada do seu corpo.
No verão sobre o efeito de calor intenso é muito comum aparecerem os famosos parasitas como a pulga e o carrapato. Observe bem seu amiguinho se ele não está com esse incomodo sempre perigoso no corpo.
Passar as férias com seu amiguinho, com certeza, será uma grande diversão tanto dele quanto sua.
Deixe sua família e seu amiguinho sempre felizes seguindo essas recomendações, desta forma, você aproveitara bem suas ferias.
Agora, não se esqueça, se o lugar aonde você irá passar suas férias, infelizmente, não permite a presença de seu amiguinho e você não quer deixa-lo sozinho, conte com a gente. Nós do "My Angel - Banho e Tosa. Hotel para Cães" estamos prontos para receber seu amiguinho durante o período em que você viaja de ferias em nosso hotel.
Se você preferir, enquanto você viaja em férias, que seu amiguinho não mude sua rotina também estamos a disposição para cuidar dele em sua própria casa, caso você goste dessa ideia.
Espero que essas dicas possam servir de ajuda a você que irá viajar nesse verão na época das ferias com seu amiguinho. Desejo a vocês uma excelente viagem e boas férias!
Um abraço e até a próxima semana, tchau...