Que devo fazer se encontrar um cão ou gato perdido?
Olá pessoal com passaram a semana? Espero que bem!
No post da semana passada publicamos algumas dicas de como proteger nossos bichinhos no caso dos fogos de artificio. Vimos que em muitas situações isso pode causar muitos problemas e, justamente um deles, tem a ver com o post dessa semana.
Como vimos, o fato de muitos de nossos bichinhos, cães ou gatos, terem medo dos fogos de artifício fazem com que eles muitas vezes fujam de suas casas em desespero pelo barulho causado pelos fogos.
Agora surge a pergunta tema desse post: que devo fazer se encontrar um cão ou gato perdido?
Todos nós que amamos os animais, ao nos encontrarmos repentinamente com um cão ou gato perdidos nosso instinto é parar e tentar ajudar de alguma forma. Isso aconteceu comigo a mais ou menos duas semanas atras. Encontrei um casal de Beagles perdidos próximos a uma rodovia, não tive duvidas, parei e, ao perceber que estavam assustados, mas, eram muito doceis, estabeleci o contato com eles e prestei ajuda. Felizmente, após alguns dias conseguimos encontrar os donos.
Mas, o que devemos fazer? Bom, primeiramente, devemos verificar o estado de saúde do cão ou gato perdido, é claro que em ambos os casos precisamos nos certificar de que o bichinho em questão não é agressivo, ou, não se encontra em um estado de agressividade por estar com medo, fome, sede, enfim, não sabemos por quanto tempo estão perdidos. Imagine você, se estivesse perdido e um estranho o aborda-se, você não sentiria medo ou receio? É claro que sim. Os animais são assim também, vão agir pelo instinto.
Agora, se o animal for naturalmente dócil e parece olhar para você como quem se sente aliviado por alguém ajudar, então, fica tudo mais fácil, mas, mesmo assim tome cuidado sempre se proteja contra qualquer reação agressiva, esse cão ou gato pode estar sentindo dor e isso pode provocar uma reação agressiva mesmo ele sendo dócil.
No entanto o que fazer se o cão é agressivo bravo, ou, se for um gato, esse se mostra arisco? No caso do cão, talvez você precisará, nesse caso, chamar algum órgão de defesa dos animais para que seja efetuado o resgate. Você pode se certificar de que esse órgão tentará encontrar os donos, mas, se mesmo assim quiser ajudar, tire fotos do animal e tente encontrar os donos publicando essas fotos em redes sociais (elas são de muita ajuda atualmente), colocando anúncios em jornais e rádios.
O que podemos fazer no caso dos gatos. Bom, no caso dos gatos, mesmo que doceis, precisaremos tomar algumas providencias como, por exemplo, dispor de algum local fechado para transporta-los; nunca se esqueça que gatos possuem uma habilidade extra para fugir e, tudo que não queremos é que ele fuja novamente. Na verdade, em alguns casos precisaremos até mesmo de uma gatoeira para podermos capturar o felino.
Após o resgate, se você tiver condições financeiras. leve o cão ou gato resgatado a um veterinário imediatamente, para que você saiba as reais condições do bichinho resgatado. Faça isso antes de, se for o caso, leva-lo a sua casa. Isso serve de proteção para você e o seu bichinho se você tiver. Se você já tiver um bichinho, com certeza, você já terá o veterinário em quem você confia.
Tenha em mente que se o cão ou gato resgatado tiver problemas graves, talvez, você precisará dispor de dinheiro para tratar de suas necessidades, por isso, dissemos no inicio para que você analise suas condições financeiras.
Agora, se você quer ajudar mas, não tem recursos? Procure em sua cidade uma ONG de proteção aos animais que conta com a ajuda de veterinários voluntários. Se fazem isso por amor aos animais eles terão o maior prazer em ajudar.
Após realizada essas duas etapas o que fazer com o cão ou gato perdido? No caso, até que seja encontrado o dono, você talvez terá que abrigar esse hospede em sua casa. Especificamente no caso do gato, para que ele não fuja novamente, você terá que providenciar um local da casa ou, em seu quintal, em que não seja possível para o gato escapar.
Contudo, tanto com o cão, como também com o gato, não os pressione a receber carinho, procure se lembrar que sua casa é um ambiente estranho para ele e, aos poucos, eles precisarão se acostumar. O ideal é se mostrar próximo, mas, deixar com que o cão, ou gato, se aproxime e reconheça a você como um amigo que quer apenas ajudar e não fará mal algum. Na verdade, mesmo quando ele se aproximar de você, de a ele alguma caricia, mas, não por muito tempo e não force caso ele demostre receio.
Não se esqueça que exigirá de você paciência, pois, ele está em ambiente que lhe é estranho e não sabemos que tipos de experiencias negativas ele passaram enquanto estiveram perdidos ou, até mesmo no decorrer de sua vida.
Enquanto você estabelece essa relação de contato e amizade, faça o máximo para encontrar os verdadeiros donos, pois, tenha certeza, assim como ele está sofrendo o verdadeiro dono também deve estar aflito procurando por seu amiguinho desaparecido.
Nunca se esqueça: - "Atrás de um cão, ou gato, triste e perdido sempre existe um dono desesperado para encontra-lo". Isso servirá de ajuda para você, que ama esses nossos amiguinhos, a tomar uma ação para ajudar.
E você que perdeu seu amiguinho, não desista de procurar por ele, provavelmente, ele estará com essa carinha esperando por você!
O post dessa semana e o da semana passada, foram feitos pensando um no outro, porque, fatalmente como ocorre todo final de ano, haverão fogos de artificio e, com isso, poderão ocorrer situações em que talvez seu bichinho possa escapar.
Esperamos que, para o bem dele não ocorra nenhum incidente nesse sentido, e que esse post e o da semana passada possam ajudar a você a evitar esses problemas. Contudo, se ocorrer, você já sabe o que tem que fazer.
Um abraço e até a próxima...