top of page

Será que o meu cão sofre por estar sozinho?

Olá, estamos aqui novamente para abordar um assunto que faz parte do cotidiano de muitas famílias que possuem cães.


Antes da abordarmos qualquer coisa sobre esse assunto é bom saberem que nenhuma raça de cão gosta de ficar sozinha, na verdade, não foram criados para ficarem isolados.



O Labrador Retriever é uma raça que não lida bem com a solidão (imagem do filme Marley e eu)


Isso colocado, podemos dizer que existem raças que lidam melhor com o fato de ficarem sozinhas por um longo período.

São raças de cães com perfil independente, algumas dessas raças são: Lhasa apso, Shih tzu, Basenji, Schnauzer, Basset hound, Akita, Husky siberiano, Chow chow, Sharpei e muitos outros.

Contudo, isso não quer dizer que gostem de ficar sozinhos e sim que se adaptam melhor se precisarem ficar.



Shih tzu, cão com perfil independente (imagem ilustrativa da internet)

Husky siberiano, outro cão com perfil independente (imagem ilustrativa da internet)

Na verdade, como sempre temos abordado desde o inicio de nosso blog, quando resolvemos colocar um amigo de pelos em nossa vida precisamos avaliar bem o nosso ritmo de vida e ver se um cão pode ser encaixado nesse contexto. Possuir um amiguinho de pelos envolve um projeto de vida que inclua ele. Para que isso não gere problemas futuros, você precisa fazer uma analise sincera de sua situação.


Certo, você talvez se pergunte: então se eu resolver que irei ter um cão, tenho que abandonar minha vida, inclusive meu trabalho, para ficar com ele? Não, não há necessidade de radicalizar, mas, você precisará preparar seu cão para esse período em que você não estará presente. Naturalmente, se tiver uma profissão que envolve ficar dias, talvez semanas, fora de casa, você precisará repensar a ideia de contar com um cão em sua casa ou apartamento.

Isso, evidentemente, se não houver ninguém que possa ficar com o cão, mas, saiba que ele se apegará mais a essa pessoa do que a você.

Resumindo, o cão gosta e necessita de sua companhia, ficar sozinho lhe causará tristeza e pode levar o cão até mesmo a sofrer de depressão, isso mesmo, cães podem sofrer de depressão.

Claro que não queremos isso! Então o que podemos fazer para identificar se nosso cão está sofrendo por estar sozinho e, principalmente, o que podemos fazer para amenizar esse quadro até nossa chegada.


Aqui vai alguma dicas para identificar se o seu cão está muito triste sentindo sua falta e já pode até mesmo estar com a tão temida depressão:


Na sua ausência:


1) Urinar em local incomum.

2) Destruir as coisas ao seu redor não importa o que seja.

3) Pedir desesperadamente sua atenção assim que você chega ou, ao contrario, demostrar agressividade excessiva.

4) Não se alimentar durante sua ausência.

5) Sintomas de auto agressão (machucados pelo corpo ou falhas de pelo).


Depois que você já chegou:


1) Dar voltas sobre si mesmo ou perseguir o rabo com energia.

2) Ficar nervoso e agressivo ao identificar qualquer movimento mesmo se tratando de você.

3) Ficar imóvel ou afastar-se repentinamente, o cão fica sem energia.

4) Coçar-se de maneira compulsiva chegando até a tirar seus pelos.

5) Morder-se, lamber-se ou comer coisas incomuns (como os móveis, sapatos e roupas) tudo para chamar sua atenção.

6) Latir ou uivar sem parar.

7) Qualquer tipo de comportamento compulsivo sem uma explicação.


Certo, já sei como identificar se o meu cão está sofrendo muito com minha ausência, mas, o que eu posso fazer para diminuir essa ansiedade, esse sofrimento pela minha ausência. Segue abaixo algumas dicas que podem ajudar.


Tente as seguintes coisas:


1) Não faça de sua ausência um momento a ser festejado de forma excessiva assim que você chegar, nada de excessos com beijos, abraços e caricias. Deixe seu cão entender que aquele momento foi algo normal, mas, agora você está de volta. Na linguagem dele, ele precisa entender que essa situação não é nenhum momento importante de sua vida. Ajude-o a não dar importância de mais a sua ausência.

2) Ao sair, procure passear com seu cão antes de sua saída e brinque bastante, mais bastante mesmo com ele, se estiver bem cansado dormirá a maior parte do dia e nem sentirá sua ausência.

3) Providencie algo para quando ele acordar, algo com que ele possa se distrair no restante do dia enquanto você não chega. Brinquedos, petiscos ou qualquer outra coisa que você sabe que ele gosta para brincar.

4) Seu cão fica em um apartamento, deixe a televisão ligada por algum tempo durante sua saída (programe-a para desligar sozinha depois de 1 hora), isso o fará lembrar dos mementos em que você está em casa.

5) Deixe um objeto com o seu cheiro em um local aonde o cão possa ter acesso, isso o fará sentir sua presença através do faro. De alguma forma isso o deixa tranquilo e faz parecer que você esteja presente.

6) Certo, se o seu cão fica muito agitado, procure um floral que o acalme um pouco o mercado possuir varias formulas que são justamente para nossos amiguinhos.


Pode acontecer de não termos abordado aqui todos os sintomas que identificam que o seu cão está triste pela sua ausência ou, até mesmo, está com depressão por isso, mas, o mais importante é você observar o seu cão e identificar algum comportamento estranho. Caso isso ocorra e você não sabe o que está acontecendo, procure o seu veterinário de confiança e conte a ele o que está acontecendo. Nesses casos é profissional mais indicado para lhe ajudar a identificar o problema.


Agora, cabe um alerta. Se for viajar de férias talvez seja necessário pedir a alguém de confiança e que seu cachorro conheça para ir a sua casa checar se está tudo bem e brincar um pouco com ele para que ele não fique triste demais.


Nós do "My Angel - Banho e Tosa. Hotel para Cães", podemos ajudar você nesse sentido, com uma uma programação antecipada para que seu cão acostume, cuidaremos dele para você enquanto estiver ausente. Conte com a gente!


Um abraço semana que vem tem mais...



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page