Como prevenir e combater a Parvovirose.
Olá meus amigos, a partir dessa semana vamos falar de algumas doenças que podem afetar os nossos amiguinhos de pelo. Vamos procurar falar de uma maneira simples sobre essas doenças.
Começaremos pela Parvovirose. Nesse post vamos analisar um pouco o que é essa doença, o que causa, como prevenir e combater, enfim, entender melhor o que é isso.
A Parvovirose é uma doença altamente contagiosa causada pelo parvo vírus, caracterizada por diarreia com sangue.
Existe um nível de ocorrência muito maior em cães jovens do que em adultos, isso porque o cão adulto apresenta um nível de resistência maior justamente pelo fato de seu sistema imunológico se encontrar plenamente desenvolvido na idade adulta.
Sem sombra de duvidas, podemos afirmar que se trata de uma doença muito perigosa que possui uma taxa de mortalidade de 70% a 80% quando o seu amiguinho é infectado. Principalmente se ele estiver debilitado ou se houver algum outro problema de saúde.
Outros animais como o rato, porco e o gado podem sofrer o contagio dessa doença. Eventualmente combinado com uma serie de fatores pode até mesmo contagiar o homem, apesar de raro. Contudo, se o homem contrair esse vírus ele não se mostra tão fatal como em cães.
Quando seu amiguinho contrai esse vírus, ele se estabelece no aparelho digestivo, causando sonolência, falta de apetite, apatia, vomito, diarreia na cor escura (com um odor bem mais desagradável do que normalmente é, provavelmente com sangue) e grande perda de peso. Eventualmente pode causar tosse, inchaço nos olhos e inflamação na córnea.
Logicamente, a Parvovirose causa febre, sendo esse um dos sintomas, porem, é necessário cautela e observação de todos os sintomas porque em alguns casos não se apresentam quadros febris, no entanto, o seu amiguinho pode estar com a Parvovirose.
Desta forma, ao identificar os sintomas a melhor forma de diagnostico são os exames laboratoriais realizados por seu veterinário de confiança.
Nos casos avançados da doença causa Miocardite (inflamação do miocárdio) podendo o cão sofrer uma morte repentina.
Como tratar a Parvovirose?
Serão necessários alguns passos, o primeiro é isolar o cachorro para evitar o contágio de outros e fazer a internação para a administração de fluidos e eletrólitos de reposição das perdas. O risco de morte é grande. Juntamente, com isso é necessário administrar antibióticos e antieméticos para evitar o vômito. Vitaminas e uma alimentação especial serão necessárias para que o cachorro volte a ter apetite. O resultado do tratamento depende muito do estado imunológico do cachorro e do estágio em que a doença está.
Como posso prevenir a Parvovirose?
A melhor forma de prevenir é vacinar o cachorro anualmente. A limpeza do ambiente também é uma forma de prevenir, devem-se usar desinfetantes apropriados, pois somente estes eliminam o vírus. Visto que este vírus pode ficar encubado por até 10 anos no local.
No filhote devem ser ministradas quatro doses iniciais da vacina, com intervalos de 3 a 4 semanas entre cada administração e depois de terminado esse protocolo, deve ser realizado um reforço anualmente.
Para um esclarecimento rapido sobre o que é Parvovirose assista esse vídeo realizado por alunos de Medicina veterinária da UFT
Espero que o post dessa semana possa ter esclarecido o perigo que a Parvovirose pode representar para o seu amiguinho. Tenha em mente que a melhor maneira de protege-lo é vacina-lo desde filhote contra esse mal.
Portanto, procure um veterinário de sua confiança e mantenha a carteira de vacinação de seu bichinho atualizada.
Semana que vem falaremos um pouco de outra doença, até lá então...