top of page

Proteja seu cão da Cinomose.

Olá a todos os amigos que curtem o meu blog, continuando o assunto sobre as doenças que podem atacar o seu amiguinho, a Cinomose.


Assim como fizemos no caso da Parvovirose, hoje analisaremos um pouco a Cinomose; o que é essa doença, o que causa e como prevenir e combater, vamos sim, entender um pouco mais sobre essa doença também muito perigosa.


Cinomose é uma doença altamente contagiosa provocada pelo vírus CDV (Canine Distemper Vírus) ou Vírus da Cinomose Canina (VCC) também conhecido como Vírus da Esgana Canina.

Esse vírus sobrevive por muito tempo em ambiente seco e frio, porém, esse vírus é muito sensível ao calor, luz solar e desinfetantes comuns, dura em média três meses no ambiente após a retirada do portador.

A taxa de mortalidade da Cinomose é de 85%, ou seja, apenas 15% conseguem sobreviver à doença. Muitas vezes o cão não morre da doença, mas fica com sequelas neurológicas tão graves que precisa ser sacrificado.

É uma doença que atinge, assim como a Parvovirose, principalmente os cães mais jovens (antes de 1 ano de vida). Ela pode atingir vários órgãos, ou seja, é sistêmica, podendo atuar em todo o organismo. Às vezes cães mais velhos também podem ter Cinomose, isso porque não tomaram as vacinas necessárias ou porque estão com a imunidade baixa. Em geral, a transmissão ocorre através do contato com secreções do nariz e boca do animal ou objetos que já tiveram contato com o portador da doença. Isso pode se dar através de um espirro do animal doente, espalhando a secreção infectante.

O vírus da Cinomose tem pouca resistência em nível ambiental, ou seja, fora do organismo do seu hospedeiro, o que facilita o controle ambiental da disseminação da doença, diferentemente do que ocorre com a Parvovirose.

A Cinomose não atinge os seres humanos, mas, nós podemos ajudar na transmissão do vírus caso nossa vestimenta entre contato com a saliva do animal infectado ou qualquer outro objeto.


Quais os sintomas da Cinomose?


O diagnóstico correto da Cinomose canina é muito importante para que o cachorro consiga se recuperar. Veja os sintomas mais comuns de cães infectados. Colocamos na ordem em que surgem conforme a evolução da doença: Tosse Espirros Febre Perda de apetite Apatia (o cão não tem vontade de fazer nada) Vômitos Diarreia Secreções nasais Secreções oculares (conjuntivite) Falta de coordenação motora (o cão parece estar “bêbado”) Tiques nervosos Mioclonias (contrações musculares involuntárias) Convulsões Paralisia


Esses sintomas variam muito de um cão para outro, contudo, quando a Cinomose chega a afetar o sistema neurológico dos cachorros (ou seja, o funcionamento do cérebro) o quadro já pode ser considerado muito grave, podendo deixar sequelas graves no cão e causando até mesmo a morte.

A imagem abaixo nos da uma ideia de como pode estar o cão se estiver com Cinomose em estado avançado:



Cão com sintomas de Cinomose em estagio avançado (imagem ilustrativa da internet)


Como tratar a Cinomose?


O tratamento é na verdade combater as doenças causadas pelo vírus. O que o médico veterinário pode fazer, após a confirmação através de exames laboratoriais que o animal contraiu o vírus, é tratar medicamentosamente os eventos paralelos que o vírus causa.

Por exemplo, o animal pode receber medicamentos para a febre, diarreia, vômitos, convulsões, secreções, mantendo o animal em um ambiente limpo e com temperatura agradável, realizando uma alimentação correta, melhorando, com isso, os sintomas, porém, não eliminando e nem combatendo o vírus em si. Em filhotes quase sempre é fatal.

Os tratamentos de maior sucesso para Cinomose canina são adaptações de tratamentos consagrados para outras enfermidades causadas por vírus similares.


Como posso prevenir a Cinomose?


A melhor forma de prevenir é a vacinação, que pode ser feita em uma clínica veterinária. Os cães podem ser vacinados com seis meses de idade, filhotes devem receber três doses desta vacina na primeira fase da vida. Posteriormente os cães devem receber uma dose da vacina anualmente.

Em relação a como prevenir essa doença terrível, é preciso deixar bem claro que a Cinomose é um vírus que pode ser letal, que não possui cura e que cabe aos proprietários o dever de se realizar a vacinação dos seus cães de modo a prevenirem que os seus e os outros possam vir a contrair. Os cães não podem falar a língua dos humanos, necessitando, portanto, que nós façamos a parte que nos deve, colaborando para a saúde dos nossos amiguinhos e todos os demais.


Para facilitar sua visualização geral dessa doença de uma forma rápida e resumida, esse gráfico mostra de maneira resumida tudo que dissemos aqui:





Como as demais matérias que trouxemos aqui, espero que a dessa semana também possa ajudar a todos vocês a terem um ideia de o quanto essa doença pode ser devastadora e que cuidar de nossos amiguinhos, como sempre, depende de nós.


Um abraço, na próxima semana tem mais...

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page