top of page

O que é a Coronavirose?

Olá amigos, nesse post vamos a outra doença que pode fazer com que se amiguinho sofra muito, é a Coronavirose. Como você já sabe iremos abordar esse assunto de uma maneira simples e pratica para que possa servir de ajuda a todos.


O que é Coronavirose? E considerada como uma das doenças virais mais sérias e prejudiciais aos cães, a Coronavirose é altamente contagiosa e afeta toda a extensão intestinal dos animais acometidos por ela. Também conhecida como Gastroenterite Contagiosa dos Cães, a doença tem o vírus chamado de Corona como agente, e pode ser transmitida para animais como gatos e bovinos e até seres humanos, sendo considerada uma zoonose.

A incubação da doença é extremamente rápida, sendo em média de 1 a 3 dias. Alguns animais demoram para manifestar os sintomas da doença, porém já disseminam a doença para outros animais. Ela é bastante confundida com a Parvovirose canina (mais sobre Parvovirose aqui), por apresentar sinais clínicos semelhantes.

A transmissão da doença ocorre principalmente através do contato de um animal sadio com as fezes contaminada de um outro animal. Essa transmissão pode ocorrer através de alimentos, brinquedos, ambientes que foram contaminados anteriormente com as fezes que continham a doença. É necessário, portanto, que todos os utensílios de um cão contaminado sejam esterilizados e limpos com desinfetantes apropriados. Lembrando que até mesmo no ato de se lamber o animal pode ser contagiado, caso seu pelo tenha entrado em contato com as fezes.


Quais os sintomas da Coronavirose?


Como já dissemos acima, os sintomas da Coronavirose são muito parecidos com os da Parvovirose, porem, gostaríamos de frisar que esses sintomas podem variar de cão para cão. Em geral os sintomas são:


– Vômitos;

– Diarreia em forma de jato, com cor alaranjada sem mal odor;

– Anorexia (perda do apetite);

– Febre;

– Lacrimejamento;

– Desidratação;

– Anemia;

– Cólicas;

– Depressão.

A Coronavirose raramente se espalha para outros órgãos do animal, fora a extensão intestinal. O diagnóstico deve ser feito por um médico veterinário, que irá avaliar seu sintomas e quadro clinico.

Visto que os sintomas se assemelham muito a Parvovirose, são essenciais testes laboratoriais para ficar ciente do vírus que o animal possui e assim o diagnóstico poderá ser mais preciso. Também pode ser solicitado um hemograma, para a verificação das células do sangue.


Como tratar a Coronavirose?


Atualmente não existe tratamento específico para o vírus da Coronavirose ou, Gastroenterite contagiosa canina. Os médicos veterinários utilizam terapia de apoio para combater a sintomatologia que o animal está apresentando no momento. O tratamento é feito principalmente, para que sejam aliviados os sintomas e as complicações causadas nos cães, sendo utilizado tratamento de suporte associado a medicações sistêmicas para proporcionar a cura e evitar propagação para outros animais.

Os fármacos que o profissional administra são para cessar e impedir que o animal desidrate e piore o quadro.


Como posso prevenir a Coronavirose?


A melhor prevenção da Coronavirose canina é a vacinação preventiva anual do seu animal. O cão deve ser imunizado da doença a partir dos seus 45 dias de vida. A vacinação atualmente, imuniza o animal de mais de 10 vírus em uma única vacinação (vacina V10).


A vacinação ainda é a melhor prevenção contra as doenças (imagem ilustrativa da internet)


Agora, caso o animal não esteja vacinado e apresentar qualquer sintoma anormal, é recomendado que retire o animal do contato com os outros. Como já citado, a Gastroenterite contagiosa canina é facilmente disseminada por um único animal. É sempre necessário que o animal seja examinado anualmente por um médico veterinário.


Desta forma, vimos essa semana mais uma doença que pode tirar a saúde de seu amiguinho.


Semana que vem tem mais, tchau...



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page